quinta-feira, 16 de maio de 2013

Tom Zé (72)



"A primeira canção que surge é Happy End, uma música feita para uma novela totalmente experimental da TV Tupi, dirigida a época por Antonio Abujamra. Óbvio que a novela foi uma merda, o povo num entendeu porra nenhuma mas pra nós aqui que se foda isso. Importa que foi o start para Tom começar o trampo que falamos hoje. A outra que surge é um rockão de nome “Dor e Dor”...

Puta de um funkão, baixão socado, base negona mesmo para um poema concreto, fino, coisa que sempre marcou a vida artística de tom; “O Brilho do teu sorriso é mais quente que o sol do meio dia” - Precisa de mais para uma letra de musica??? Ae a coisa seguiu com mais uma coisas assim... Simplesmente divinas!!

“A Briga Do Edificio Itália Com o Hilton Hotel” é um desbunde surrealista em que a criatividade a mil de Tom da vida a uma coisa que vinha sendo muito falada na época. Como ótimo cronista do seu tempo (Tempo que ele sempre esteve a frente..) Tom trata da expansão imobiliária que tomava de São Paulo de assalto, comentando a luta dos dois hotéis pelos hóspedes de então.

“Senhor Cidadão” é outra que é um hino “Com quantas mortes no peito se faz uma seriedade” é uma das perguntas que ilustram a canção onde Tom questiona a coisa da luta de classes, da dificuldade do bicho homem em conviver numa "nice". A coisa não para...

“Sândalo” uma das minhas musicas preferidas do cabra é um “Xote-Rock” como disse Tom num bastidor do extinto e saudoso programa Bem Brasil da TV cultura. Uma frase desse som me quebra as pernas sempre que ouço; “Faça suas orações uma vez por dia e depois mande a consciência com os lençóis para a lavanderia” - Ah pra porra!!!!! Fantástico Tom!!"

(http://www.pastilhascoloridas.com/2012/10/albuns-classicos-se-o-caso-e-chorar-tom.html)


Se o Caso é Chorar (1972) é o Tom Zé lúdico, que exercita alegremente seus dotes poéticos em sambinhas, frevos e rocks que parecem inocentes, mas trazem embutidos uma grande carga de ironia e invenção.

O álbum original foi lançado em 1972 pela gravadora Continental (em uma edição de capa dupla) com o título homônimo de Tom Zé. Em 1984, o play foi reeditado pelo selo Alvorada e ganhou um novo título: Se o Caso é Chorar.


Lado A: 01. Happy End / 02. Frevo (Pecadinho) / 03. A Babá / 04. Menina, Amanhã de Manhã (O Sonho Voltou) / 05. Dor e Dor / 06. Senhor Cidadão



Lado B: 01. A Briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel / 02. O Anfitrião / 03. O Abacaxi de Irará / 04. O Sândalo / 05. Se o Caso é Chorar / 06. Sonho Colorido de um Pintor.






Disco em ótimo estado.
Capa (dupla) em bom estado, com o envelhecimento natural de uma edição original de 1972 (vide foto).
Saindo por R$ 150,00




Nenhum comentário:

Postar um comentário