"Em 1980, o Iron já tinha uma certa bagagem. Assim como os Beatles pegaram experiência, vinte anos antes, tocando até a exaustão nos bares de Hamburgo, a banda inglesa já estava em atividade desde 1975 e, apesar de várias mudanças em sua formação (já ouviu falar em Tony Moore nos teclados e Terry Wapram na guitarra?), contavam com um fundador determinado, quase obstinado chamado Steve Harris.
Assim, em 14 de abril daquele ano foi lançado na Inglaterra o debut da banda que, além de Harris, contava com Dave Murray e Dennis Stratton (em seu único registro pela banda) nas guitarras, Clive Burr na bateria e Paul Di'Anno no vocal.
“Iron Maiden” inauguraria uma nova fase do metal, capturando as guitarras duplas de Wishbone Ash e Thin Lizzy, a energia do Judas Priest e a sujeira punk dos Buzzcocks, resultando em uma explosão sonora que marcou, em definitivo, a história da NWOBHM.
“Prowler” aparece aqui em uma versão muito mais madura que a apresentada anteriormente em “The Soundhouse Tapes”: guitarras bem trabalhadas, costurando as terças com enorme precisão.
“Remember Tomorrow” nos remete aos melhores registros do Thin Lizzy, com uma puta harmonia de fundo e com Di'Anno provando que era muito mais que um cantor “tosqueira” - como muitos fãs radicais de Dickinson o apontam.
Se “Running Free” é um manifesto punk, com a famosa letra (não autobiográfica, segundo consta) sobre uma suposta noite na cadeia e do espírito skinhead de Paul, “Phantom Of The Opera” (com uma das melhores introduções da história do metal!!) e "Charlotte the Harlot" mostram toda a capacidade de síntese da banda - que permanece até hoje em suas composições: utilizar-se de vários elementos - sobretudo riffs e solos - sem cansar o ouvinte.
Agora, vale um parágrafo a parte para tratar de um mega clássico: “Iron Maiden” - a faixa – é mais do que a cereja do bolo - é o cartão de visita da banda. Repleta de pequenas variações e emoldurada por um baixo de alta intensidade – tudo isso tocado em pouco mais de três minutos - fez um “estrago” no mundo do metal comparado ao impacto do riff de “Whole Lotta Love” para o hard de doze anos antes.
“Iron Maiden” é o melhor disco do Iron? Não... Mas certamente é um dos melhores registros de estréia da história do rock n´roll.
Track list:
1. "Prowler"
2. "Remember Tomorrow"
3. "Running Free"
4. "Phantom of the Opera"
5. "Transylvania"
6. "Strange World"
7. "Charlotte the Harlot"
8. "Iron Maiden"
(http://whiplash.net/materias/cds/158205-ironmaiden.html#ixzz2UXvC5eCu)
Disco e capa em ótimo estado.
Edição Brasileira de 1985.
Saindo por R$ 40,00
entrei aqui agora aki agora na area dos reservados blz
ResponderExcluirpoizé... esse tá reservado mesmo... mas tem 4 outros discos do Iron disponíveis na seção Heavy Metal e Afins... abraço...
Excluir