quarta-feira, 15 de maio de 2013

Supertramp - Crime of the Century (74)



"Quando o Supertramp se reuniu para gravar seu terceiro álbum, a banda estava no fim. O grupo havia se separado depois de Indelibly Stampede, de 1971, obrigando Roger Hodgson e Rick Davies, o núcleo criador da banda, a procurar novos músicos e a fazer uma obra-prima para salvar o contrato com a A&M. Essa responsabilidade ficou ainda maior quando o patrocinador do grupo, o milionário holandês Stanley Miesegaes, também abandonou o barco, deixando dívidas no valor de 90 mil libras. O Supertramp estava tão falido que chegou a servir de banda de apoio para Chuck Berry só pelo cachê.

Felizmente, os frutos de um período produtivo de composição numa fazenda em Somerset, entre novembro de 73 e fevereiro de 74, renderam Crime of the Century, que mudou o quadro completamente. As músicas melodiosas e bem executadas, a claridade genuína do som (um trabalho de Ken Scott, que tinha gravado Ziggy Stardust com Bowie) e uma variedade criativa de efeitos sonoros fizeram um álbum que revista Sounds comparou ao "Genesis, The Beach Boys (...) e um pouco de Pink Floyd".

A capa diferenciada foi criada pelo artista gráfico Paul Wakefield(...). As "grades de prisão" viraram uma imagem mítica."

(Resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer)

Disco e capa em ótimo estado, com encarte.
Edição Brasileira Original de 1974.
Saindo por R$ 30,00





Nenhum comentário:

Postar um comentário