segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Rafael Alberti, Raimundo Fagner, Paco de Lucia, Mercedes Sosa - Homenagem a Picasso (83)



"O álbum ''A PICASSO'' (CBS, Nº 138.253) foi projetado para ter sido lançado em 1982, durante as comemorações do centenário do pintor, escultor e ceramista espanhol Pablo Picasso (1881-1973), mas problemas com a liberação dos artistas envolvidos no projeto - Paco de Lucia, Mercedes Sosa e Rafael Alberti - atrasaram o lançamento de um disco que começou a ser gravado ainda em junho de 1981 (envolvendo os estúdios Eurosonic, de Madri; Level, do Rio de Janeiro e Take One, da Argentina) e somente lançado em outubro de 1983. Do disco ainda participam os músicos Manassés, Nonato Luiz, Airto Moreira, Chico Batera, John Helliwell, Gilson, Wagner Tiso, Lincoln Olivetti, Reinaldo Arias, Jamil Joanes, Paulinho Braga.

Com direção musical, de produção e arranjos de Raimundo Fagner, o álbum tem dez faixas: De Azul Se Arrancó El Toro (tema de Paco de Lucia em poema de Rafael Alberti), os temas instrumentais Andalucia e Pablo, ambos de Fagner (com a participação de Paco de Lucia), e os poemas Picasso Por Alberti, Los Ojos de Picasso, Sucedem Cosas e Los Ocho Nombres de Picasso, todos declamados por Rafael Alberti, extraídos do livro ''Lo Que Canté Y Dije de Picasso''. Raimundo Fagner divide com Mercedes Sosa os versos de Málaga (de Rafael Alberti e Ricardo Pachon), já registrada no disco ''TRADUZIR-SE'', e canta sozinho Oyes, Que Música? e Mujer Llorando (músicas de Fagner em poemas de Rafael Alberti). As poesias de Rafael Alberti que aparecem no encarte do disco foram traduzidas por Ferreira Gullar.


                                     JORGE AMADO

'Não foi o exército mouro que voltou para reconquistar a Espanha, estabelecer quartel em Sevilha e ditar leis. Não, desta vez foi um único cidadão de sangue levantino e não chegou do norte da África ou do Oriente Médio, veio de mais longe: do nordeste do Brasil, da legendária terra cearense onde nasceram José de Alencar, o romancista, e Aldemir Martins, o pintor. Essa gente cearense é fabulosa: o sol abrasador acende as fogueiras da imaginação e multiplica o talento dos artistas. Esse que invadiu a Espanha, comandando o ritmo e a estrofe, chama-se Raimundo Fagner, filho de pais libaneses, brasileiro dos melhores, jogador de futebol, amoroso de todas as mulheres, um músico porreta.

Na Espanha reuniu o que havia de mais ilustre e importante para juntos homenagearem o principal de todos os criadoras de cultura e arte em nosso tempo: mestre Pablo Picasso, um gênio e por isso mesmo um homem simples, igual a todos os demais homens. Rafael Alberti, companheiro e amigo, poeta preferido, canto de esperança e de amor. Mercedes Sosa, a magnífica, voz de combate, militante da liberdade e do ser humano. Paco de Lucia, a guitarra e a Andaluzia, o som da Espanha. Todos em torno aos oito nomes de Picasso.

Mais uma vitória do guerreiro Raimundo Fagner, o verso, a melodia, o canto, a música e a poesia. A pátria cearense não conhece fronteiras nem teme concorrentes: está no Rio, em Marraqueche, na praça de touros em Madri, na praia de Iracema em Fortaleza, em Sevilha, em São Paulo, onde quer que esteja Fagner, comandante.'
___________________
Pablo Ruiz Picasso nasceu no dia 25 de outubro de 1881, em Málaga, na Espanha, e morreu no dia 8 de abril de 1973, em Mougins, no Sul da França."

(http://www.raimundofagner.com.br/apicasso_disco.htm)


Disco e capa em ótimo estado.
Edição Brasileira Original de 1983.
Saindo por R$ 25,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário