segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sá & Guarabyra - Pirão de Peixe com Pimenta (77)



"... Formada pelos cantores e compositores Luis Carlos Pereira Sá nascido no Rio de Janeiro em 15 de outubro de 1945 e Gutemberg Nery Guarabyra Filho, natural da cidade de Barra no oeste da Bahia, nascido em 20 de novembro de 1947, ambos já haviam desenvolvido uma carreira solo de sucesso antes de tomarem a iniciativa de formarem uma dupla.

Luis Carlos Sá teve sua primeira canção intitulada Baleiro, gravada em 1965 por Peri Ribeiro, além de participar do show Samba pede passagem com Araci de Almeida, MPB 4 e outros artistas. Teve também atuação destacada no I Festival Internacional da Canção realizado em 1966 onde classificou as músicas Inaiá e Canção do quilombo que gravou num compacto simples.

Gutemberg Guarabyra por ser do sertão baiano teve uma forte influencia da música nordestina, em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira, e em 1967 cantou na inauguração do Teatro Casa Grande e venceu a parte nacional do II Festival Internacional da Canção com a música Margarida.

Depois do sucesso de Margarida, produziu alguns musicais e continuou fazendo sucesso nos festivais, tendo vencido o Festival de Juiz de Fora, Minas Gerais em 1969 com a música Casaco Marrom feita em parceria com Renato Correa e Danilo Caymmi e gravada por Evinha.

Em 1969 assinou contrato com a Odeon e formou com Zé Rodrix e Luis Carlos Sá o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, gravando dois LPs. Com a saída de Zé Rodrix em 1973 surge então a dupla Sá e Guarabira iniciando uma bela trajetória de sucessos na música brasileira. Ainda em 1973 lançam o primeiro LP intitulado Nunca e em 1975 gravam mais um disco denominado Cadernos de Viagem onde predomina a temática rural ou como eles mesmo afirmavam um rock rural com características bem brasileiras.

Mas o grande êxito surge em 1977 com o lançamento pela Som Livre do LP Pirão de Peixe com Pimenta, com destaque para as canções "Espanhola" de Flavio Venturini e Guarabyra gravada posteriormente pelo Grupo 14 Bis com grande sucesso e "Sobradinho", uma das mais conhecidas músicas da dupla.

O disco é um marco pois se insere como referencia na consolidação de um gênero musical que aliava o rock progressivo com elementos do som rural brasileiro, resultando dessa fusão um trabalho de alta qualidade técnica e musical.

Considerado também a melhor produção da dupla este disco proporcionou um amadurecimento e uma modernização no que concerne ao tratamento dado ao temas rurais onde o homem do campo não é mais visto de modo estereotipado, apesar de manter a sua essência.

Alem das musicas já citadas o LP nos revela pérolas como a própria musica titulo "Pirão de Peixe com Pimenta"; "Trem de Pirapora", "João sem Terra", "Marimbondo", "Cinamono", "Coração de Maçã", "Canção dos Piratas" e "Água Corrente", fechando um repertório que nos remete a um passeio encantado e belo pelas cercanias de nosso interior, sertão, navegando num navio gaiola jogando conversa fora ou simplesmente admirando extasiado as paisagens que se formam em nossa mente...."

(Por: Luiz Américo Lisboa Junior, em:http://lagrimapsicodelica2.blogspot.com.br/2012/10/sa-guarabyra-pirao-de-peixe-com-pimenta.html)


Faixas:

01. Sobradinho
02. Marimbondo
03. Trem de Pirapora
04. João sem Terra
05. Pirão de Peixe com Pimenta
06. Coração de Maçã
07. Cianamono
08. Espanhola
09. Canção dos Piratas
10. Água Corrente


Disco em ótimo estado (com sinais de uso e algum chiado - sem riscos).
Capa naturalmente envelhecida (edição original de 1977).
Saindo por R$ 30,00



Nenhum comentário:

Postar um comentário