quarta-feira, 9 de outubro de 2013

West, Bruce & Laing - Why Dontcha (72)



"No rock n´roll já tivemos nossos times dos sonhos. No final dos anos 60, os YARDBIRDS tiveram, em momentos distintos três dos melhores guitarristas do planeta em suas fileiras; o combo de JIMI HENDRIX botou fogo no planeta, e o CREAM começou a transição do rock lisérgico para o heavy metal. Nessa primeira divisão, podemos incluir o WEST, BRUCE & LAING.

Formado em 1972 sobre os escombros do MOUNTAIN e do CREAM, a banda contava com o “ala” LESLIE WEST na guitarra, o “pivô” JACK BRUCE no baixo e o “armador” CORKY LAING na batera. A brincadeira aí faz sentido - ao invés de colocarem seus egos acima das cabeças, o trio jogou (musicalmente) como um verdadeiro time, antecipando os “supergrupos” (ô termozinho barato!) que viriam na sequência.

A grande façanha do trio foi ter produzido uma terceira alternativa- não se percebe aqui a tentativa de parecer com as duas bandas anteriores. Apesar do pouco tempo de duração nos anos 70 (de 1972 a 1974), além de um disco ao vivo (“Live n´Kicking”), o trio produziu dois álbuns que, se não primavam pela originalidade, eram bons até o osso:
“Whatever Turns You On” (1973) e “Why Dontcha” (1972).

Produzido por Andy Johns (Humble Pie, Free, Rolling Stones), “Why Dontcha” é uma amostra de como era fácil ser iniciado no rock n´roll nesses tempos. A faixa título é um petardo, um cruzamento de peso e virtuosismo sem par. Se “While you sleep” fez para com “Loving cup” dos Stones como uma das baladas mais legais daquele ano, “Pleasure” mostra o cruzamento da “putaria” de JERRY LEE LEWIS com a guitarra malandra de LESLIE WEST.

“The Doctor” seria o resultado da colocação de JOHNNY WINTER como guitarrista do CREEDENCE - um baita som! “Turn me over”, assim como “Love is worth the blues” são aqueles bluesões típicos e sem muita novidade, mas feitos com muito tesão, em clima de jam session. A “creamniana” “Pollution Woman” fecha o álbum com alta categoria.

É a invenção da roda? Não. Mas em tempos de “bandecas” que acham que sabem tocar alguma coisa, é um alento."

(Fonte: Resenha - Why Dontcha - West, Bruce & Laing http://whiplash.net/materias/cds/157039-westbruceandlaing.html#ixzz2hFGmZzCK)

Track list:

"Why Dontcha"
"Out Into the Fields
"The Doctor"
"Turn Me Over"
"Third Degree"
"Shake Ma Thing
"While You Sleep"
"Pleasure"
"Pollution Woman"


Disco e capa (com leves desgastes) em ótimo estado.
Importado USA.
Edição Original de 1972.
Saindo por R$ 60,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário