sexta-feira, 4 de outubro de 2013

David Bowie - Space Oddity (69)



"“Space Oddity”, um dos clássicos absolutos de David Bowie, foi gravada nas dependências do Trident Studios, no dia 20 de junho de 1969. Bowie escreveu a canção depois de assistir 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick. O personagem central da letra é Major Tom, um astronauta fictício que após cortar a comunicação com a Terra sai flutuando pelo espaço.

Originalmente lançado em 1969, no álbum autointitulado de Bowie, o single (na ocasião, disponível somente no Reino Unido) foi programado para sair junto com o pouso do homem na lua. Três anos depois o LP de estreia do camaleão seria relançado, fazendo com que “Space Oddity” se tornasse a primeira faixa do compositor a figurar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos (a segunda na Grã-Bretanha, seguindo “The Laughing Gnome”, de 1967).

E o Major Tom? Bem, ele entraria em contato novamente com a terra em 1980 na faixa “Ashes to Ashes”, dizendo estar feliz no espaço mas que o controle terrestre chegou à conclusão que ele era um junkie. Três anos depois, Peter Schilling e a música “Major Tom (I’m Coming Home)” retomaram a história do personagem espacial. Em 1995, Bowie escreveu “Hallo Spaceboy” mais uma canção sobre o astronauta. Até que, em 2003, K.I.A. & Shinjuku abordaram o drama do Major sob o ponto de vista de sua esposa, na música “Mrs. Major Tom”.

Para quem não sabe, o nome de batismo de Bowie é David Jones. Após o lançamento da obra-prima de Stanley Kubrick, o músico trocou de sobrenome. Detalhe: o nome do personagem principal do filme é Dave Bowman.

Curiosidade: as palminhas que ouvimos na canção são de Nita Benn, filha de Tony Benn, famoso político “socialista” britânico, e mãe de Emily Benn – a mais jovem eleita na história do parlamento inglês. Vale mencionar os músicos creditados na gravação de “Space Oddity”: Rick Wakeman (mellotron), Mick Wayne (guitarra), Herbie Flowers (baixo) e Terry Cox (bateria), além de alguns instrumentistas de cordas (que receberam €9 cada um)."

(http://movethatjukebox.com/space-oddity-de-david-bowie-completa-42-anos/)

Disco e capa (dupla) em excelente estado, impecável.
Edição Brasileira de 1990 - com faixas bônus.
Saindo por R$ 70,00




Nenhum comentário:

Postar um comentário