quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Jethro Tull - Aqualung (71)



"Dois filmes clássicos de Christopher Guest vêm à mente quando se ouve o Aqualung: "This is Spinal Tap" e "A Mighty Wind". O primeiro é um falso documentário heavy metal; o segundo retrata um grupo de folk fictício. De Aqualung em diante, o Tull passou a ser enquadrado no gênero do primeiro filme, mas sua inspiração vem do estilo musical do segundo.

A faixa-título abre o álbum com o ecletismo típico da banda. Num primeiro momento surge o dedilhar de um violão tranquilo e um piano civilizado; no seguinte, é a vez do baixo frenético e de passagens de bateria - tudo isso coroado por um solo firme de guitarra.

"Cross-Eyed Mary" segue um padrão mais tradicional. A flauta característica do vocalista Ian Anderson paira sobre a pulsante linha de baixo de Jeffrey Hammond e os floreados arranjos orquestrais de David Palmer. A música, então, se submete ao reinado da guitarra, embora o piano, os sininhos e a volta da flauta de Anderson desafiem o rock potente do núcleo formado por guitarra, baixo e bateria.

As letras de Aqualung se encaixam numa fantástica narrativa que se desenrola ao longo do álbum e se baseia, em parte, nas experiências de um sem-teto. Essa história faz com que a música singular do disco esteja vinculada a uma mensagem de conscientização, própria da época. O conceito é estabelecido pelo texto da contracapa - uma leitura distorcida do primeiro capítulo do Gênesis. Na versão do Tull da narrativa bíblica, o homem criou Deus e, depois, o Aqualung.

O disco tornou-se um marco instigante do prog-rock-folk. Sua temática não impediu que as faixas cheias de riff fizessem sucesso nas rádios - nem que o álbum vendesse milhões de cópias."

(Resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer")

Disco e capa em excelente estado.
Edição Brasileira de 1980.
Saindo por R$ 45,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário