quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Kraftwerk - The Man-Machine (78)



"O criativo projeto artístico do Kraftwerk deu uma guinada conceitual em The Man-Machine. A capa simbólica fazia referência ao modernista russo El Lissitzky e as músicas falavam de um mundo cada vez mais autômato de alienação urbana, de engenharia da era espacial e de fama sem glamour.

Essa visão futurista da fusão da humanidade com a tecnologia está presente tanto na faixa-título quanto em "The Robots", outra piada em cima da imagem andróide da banda. Para o lançamento do álbum, o quarteto de Düsseldorf encomendou robôs iguaizinhos a seus integrantes, que passaram a ser acessórios permanentes dos shows. O uso de vozes sintéticas se tornaria uma característica do som sempre em evolução do Kraftwerk. 

Mas The Man-Machine contém algumas das mais atemporais músicas da banda. Acentuada pelo vocais melancólicos de Ralf Hütter, "Neon Lights" é uma música dolorosamente romântica, enquanto "The Model" é uma sátira à indústria da beleza, tão à frente de seu tempo que chegou ao primeiro lugar das paradas inglesas três anos após o lançamento do disco. Esse retrato profético da cultura da celebridade se tornou um cartão de visitas do Kraftwerk e inspirou gerações de artistas - dos pioneiros do techno pop dos anos 80, como Human League, New Order, Pet Shop Boys e Depeche Mode ao recente movimento "electroclash".

A grande conquista de The Man-Machine não é apenas a influência que exerceu, mas sua capacidade de síntese. Um exame minucioso das faixas revela variações de minutos nos temas percussivos repetitivos e há uma interação quase clássica entre as partes de sintetizador. Em seu sétimo álbum, o Kraftwerk provou que o poder da música eletrônica não estava em truques elaborados, mas na simplicidade zen do domínio científico"

(Resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer")

Disco (com pouco chiado, ocasional - sem riscos) em ótimo estado. Capa (com desgaste na entrada do disco - vide foto) em bom estado; com encarte.
Edição Brasileira Original de 1978.
Saindo por R$ 35,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário