quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pat Metheny - New Chautauqua (79)



"Guitarrista e compositor americano, Pat Metheny nasceu a 12 de agosto de 1954 em Lee's Summit, no Missouri (E.U.A.), e cedo despertou para a música. O seu primeiro instrumento foi uma trompa francesa. Os contactos iniciais com a guitarra, o seu instrumento de eleição, só aconteceriam na adolescência. O virtuosismo surpreendente do jovem Pat levou-o, mais tarde, a dar aulas de guitarra na Universidade de Miami e na Berklee College Of Music, em Boston.

O guitarrista juntou-se a Gary Burton, em 1974. A união duraria o tempo suficiente para a criação de três álbuns, em que Pat introduziu alguns padrões de guitarra influenciados por Wes Montgomery.

Manfred Eicher, da editora ECM, apercebeu-se do potencial do músico e com ele iniciou uma colaboração que se traduziria em dez trabalhos de qualidade superior. Rapidamente, Pat Metheny, a par de Keith Jarrett, tornou-se o artista mais bem sucedido da ECM. Os seus álbuns atingiam sistematicamente marcas comerciais relevantes e posições de destaque nas tabelas de vendas jazz. A acessibilidade da sua música abriu espaço à aparição de composições de Pat Metheny inclusivamente nas tabelas pop.

Os primeiros álbuns "Bright Size Life" (com Jaco Pastorius, 1975) e "Watercolors" (1977) mostraram um músico ainda à procura do seu caminho. "Pat Metheny Group", lançado em 1978, marcou a afirmação definitiva de um estilo, na companhia do brilhante teclista Lyle Mays. O formato banda rock serviria de base para a composição de álbuns de jazz rock melodioso e definido.

Depois de uma digressão com Joni Mitchell e Jaco Pastorius, intitulada "Shadows and Light", o guitarrista lançou "New Chautauqua" (1979). As texturas deslumbrantes da guitarra de doze cordas preenchiam o álbum. O êxito comercial do disco levou-o a atingir um lugar no top 50 de álbuns americanos."

(http://www.infopedia.pt/$pat-metheny)

Disco e capa em ótimo estado.
Edição Brasileira de 1983.
Saindo por R$ 20,00




Nenhum comentário:

Postar um comentário