domingo, 6 de outubro de 2013

The Rolling Stones (64)



Após o empresário Andrew "Loog" Oldham conseguir o contrato da banda com a Decca Records, Os Stones gravaram dois singles, os quais serviam como testes da viabilidade comercial da banda. O primeiro, Come On, teve pouca repercussão, mas I Wanna Be Your Man, fez razoável sucesso, o que convenceu a gravadora em investir em um álbum completo, o primeiro álbum da promissora banda.

Jagger e Richards ainda não compunham na época, por isso, o repertório escolhido foi composto de versões de rocks, blues e Rythm and blues americanos que os músicos já tocavam em seus shows no Crawdaddy Club.

Gravado no 'Regent Sound Studios' em Londres, ao longo de cinco dias em janeiro e fevereiro de 1964, o álbum, como afirmou Keith Richards em 2003: "...refletia o que costumávamos tocar no Crawdaddy - uma dieta regular de Jimmy Reed, Bo Diddley, Muddy Waters, com alguma coisa de Slim Harpo. O disco era o melhor do set! Nós o gravamos em um quarto cheio de caixas de ovos, usando um Revox de dois canais. O único profissionalismo que tinha era que o gravador ficava pendurado na parede; ao invés de estar em uma mesa... A gente sentava e dizia ‘Tá legal’ ou ‘Pára,Vamos fazer de novo’. Para fazer os overdubs, você tinha que fazer o que eles chamavam de ping pong entre as faixas, o que não era muito legal; perdia-se muito a qualidade de som".

A maioria das faixas reflete o amor da banda pelo R&B. Mick Jagger e Keith Richards (cujo nome profissional até 1978, omitiu o "S" em seu sobrenome) compuseram pouco para o disco e durante o início de 1964, com apenas uma composição original no álbum: "Tell Me (You're Coming Back)". Duas faixas são creditadas a "Nanker Phelge" - um pseudônimo que a banda utilizou para as composições de grupo entre 1963-1965. Phil Spector e Gene Pitney contribuíram muito para as sessões de gravação e são referidos como "Uncle Phil and Uncle Gene" no subtítulo da instrumental de Nanker Phelge "Now I've Got a Witness".

Produzido pelo ex-gestores Andrew Loog Oldham e Eric Easton e tendo Bill Farley como engenheiro de som, o álbum foi batizado simplesmente de The Rolling Stones. A capa da edição do Reino Unido não tem qualquer título ou identificação da banda, apenas a foto tirada por Nicholas Wright com o logotipo da Decca - um "desconhecido" conceito de projeto idealizado pelo gerente da banda Andrew Oldham.

Após seu lançamento, o álbum The Rolling Stones se tornou um dos maiores vendedores de 1964 no Reino Unido, ficando em # 1 por 12 semanas.

Sobre o álbum Bill Wyman disse em 1982: "No primeiro álbum, gravamos tudo em mono. A banda tinha que gravar mais ao menos como que ao vivo no estúdio então, o que está lá é mais ou menos o nosso ato, o que tocávamos nos clubes. É simplesmente nosso show que fazíamos no palco gravado em um take".

(wikipedia)

Faixas

Lado A
# Título Duração
1. ""Route 66 " (Bobby Troup)" 2:20
2. ""I Just Want to Make Love to You" (Willie Dixon)" 2:17
3. ""Honest I Do" (Jimmy Reed)" 2:09
4. ""Mona (I Need You Baby)" (Ellas McDaniel)" 3:33
5. ""You Can Make It If You Try" (Ted Jarrett)" 2:01
6. ""Little by Little" (Nanker Phelge/Phil Spector)" 2:39

Lado B
# Título Duração
7. ""I'm a King Bee" (Slim Harpo)" 2:35
8. ""Carol" (Chuck Berry)" 2:33
9. ""Tell Me (You're Coming Back)" (Mick Jagger/Keith Richards" 4:05
10. ""Can I Get a Witness" (Brian Holland/Lamont Dozier/Eddie Holland)" 2:55
11. ""Tell Me (You're Coming Back)" (Mick Jagger/Keith Richards" 4:05
12. ""Walking the Dog" (Rufus Thomas" 3:10



Disco e capa em excelente estado.
Edição Brasileira de 1981 - STEREO.
Saindo por R$ 60,00




Nenhum comentário:

Postar um comentário