segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Tom Jobim - Passarim (87)



"Originalmente, o álbum "Passarim" foi lançado em 1987, época em que Jobim já era mais do que reconhecido por seus méritos e realizações musicais. Mesmo assim, foi o primeiro a conferir ao músico um disco de ouro no Brasil, que, à época, premiava vendas superiores a 100 mil cópias.

Além do fato de estar repleto de faixas solares --interpretadas com a Banda Nova, que incluía membros das famílias Jobim, Caymmi e Morelenbaum--, parte do sucesso talvez deva ser atribuído às faixas que haviam estado em minisséries de sucesso da Globo.

Nessa categoria, enquadram-se "Passarim" - versão em inglês do tema de abertura de "O Tempo e o Vento", baseada na obra de Erico Verissimo - e "Looks like December", bolero de abertura de "Anos Dourados".

O bolero foi composto com Chico Buarque e traduzido para o inglês pelo próprio Jobim, ciente do efeito devastador que algumas traduções haviam feito a canções suas.

Além dessas, o disco também inclui "Bebel", até então inédita, a ecológica "Borzeguim" e "Fascinatin' Rhythm", dos irmãos Gershwin.

A exaltação à fauna e flora do país volta em "Brasil Nativo", de Danilo Caymmi e Paulo César Pinheiro. "Gabiroba, gameleira, guariroba, gravatá/ Tambatajá, ouricuri e juremá/ Xingu, Jari, Madeira e Juruá", diz a letra.

O violoncelista e arranjador Jaques Morelenbaum e Paulo Jobim, filho de Tom, produziram o disco."

(http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/agendafolha/2013/04/1269168-passarim-disco-de-1987-de-tom-jobim-vai-as-bancas-no-domingo.shtml)


Disco e capa em ótimo estado.
Edição Original de 1987.
Saindo por R$ 30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário