terça-feira, 30 de abril de 2013

Camel - Moonmadness (76)



É o quarto álbum de estúdio da banda inglesa e o último álbum a contar com a formação clássica da banda (Latimer, Bardens, Ferguson, Ward). 

A temática gira em torno dos efeitos que a lua exerce sobre os humanos. O encarte do álbum traz a informação de que algumas faixas são interpretações da personalidade de cada membro do Camel: Andy Latimer ("Air Born"), Peter Bardens ("Chord Change"), Doug Ferguson ("Another Night") e Andy Ward ("Lunar Sea").

Faixa-a-Faixa:

01. Aristillus (1:56) - Aristillus foi um dos primeiros observadores da lua. O astrônomo grego viveu por volta de 250 a.C. Seu nome foi posteriormente homenageado com uma das crateras lunares. A faixa instrumental traduz os primórdios da relação do homem com a lua.

02. Song Within a Song (7:14) - Depois que o sol se põe, a lua reina no céu. Ela é o símbolo de nossos sonhos, fantasias e quaisquer outras manifestações do inconsciente. Ao fecharmos os olhos, entramos em contato com esse mundo imaginário. O sonho é como uma canção tocada no interior do nosso eu. O sol pode levar nossos sonhos embora no dia seguinte, mas a canção permanecerá guardada no inconsciente. Essa faixa aborda a influência mística que a lua exerce nos humanos.

03. Chord Change (6:44) - "Chord Change" faz alusão à sequência de acordes harmônicos executados ao longo dessa faixa instrumental.

04. Spirit of the Water (2:07) - O antropólogo inglês Walter Roth publicou em 1915 o livro "An Inquiry Into the Animism and Folk-lore of the Guiana Indians". A obra retrata a cultura dos povos indígenas das Guianas Britânicas. Em um dos contos, uma jovem menina sente um mal-estar devido à influência da lua cheia em seu corpo. Ela acaba menstruando pela primeira vez. A garota decide limpar-se nas águas de um rio, mesmo tendo sua mãe lhe dito para não se banhar nessas águas. O corpo menstruado da menina é atraído pelo Espírito da Água, Okoyumo. Ao retornar de seu trabalho no campo, a mãe vê uma grande camada de água no lugar onde deveria estar sua casa e deduz que o Espírito da Água engoliu sua filha. O pai da menina, ao saber da notícia, pula desesperadamente no rio atrás de sua filha, pois sem ela a vida dele não teria sentido. O Espírito da Água, no entanto, não o permite afundar, fazendo com que ele boie pela superfície. A letra se aplica perfeitamente ao conto.

05. Another Night (6:56) - O fim do crepúsculo é o anúncio do nascimento de mais um dia. É o momento em que o sol ofusca a influência da lua nos sonhos humanos. A realidade surge em detrimento dos sonhos. A letra abrange essa ideia.

06. Air Born (5:02) - Essa faixa descreve poeticamente os movimentos da lua. Lá do alto, ela sente o céu e vê o mar. Quando a luz do sol a toca é o momento de cair (desaparecer). Porém, todos aguardarão pelo seu retorno olhando para céu.

07. Lunar Sea (9:09) - Essa faixa instrumental é uma interpretação do fenômeno Moonmadness. Ao longo da história da humanidade, a lua cheia sempre esteve relacionada aos desequilíbrios emocionais, ao comportamento violento e à loucura. A justificativa dessa relação reside no argumento lógico de que se a lua influencia os oceanos no que diz respeito à formação de marés, também influenciaria o corpo humano, posto que é em sua maioria constituído de água. As pessoas que se tornavam loucas durante o período de lua cheia passaram a ser qualificadas como lunáticos. Hoje, essa crença é tratada por uns como meros boatos e por outros como verdadeira. Há uma variedade de trabalhos sobre esse tema, de livros científicos a filmes de ficção.

(http://progresenhas.blogspot.com.br/2012/06/camel-moonmadness.html)

Disco e capa em ótimo estado.
Edição Brasileira Original de 1976.
Saindo por R$ 30,00





Nenhum comentário:

Postar um comentário