quinta-feira, 27 de junho de 2013

Lynyrd Skynyrd - Street Survivors (77)


"Lynyrd Skynyrd é uma banda que surgiu em Jacksonville, na Flórida, EUA. Foi uma das principais disseminadoras do Southern Rock, junto com The Allman Brothers Band. Fez grande sucesso principalmente com as músicas “Free Bird” e “Sweet Home Alabama”, que já se tornaram trilhas sonoras de diversas obras cinematográficas.

O disco Street Survivors foi lançado em 1977, no dia 17 de outubro. Ao longo de todo o álbum, é possível ouvir faixas com diferentes estilos, que variam do rock ao country, passando por músicas mais dançantes e mais calmas. É um grande exemplo de versatilidade, porém com aquela coisinha característica que nos faz dizer que, ah!, é realmente uma música do Lynyrd.

A capa de Street Survivors é considerada um dos ícones norte-americanos. Ela mostra a banda e seus 7 integrantes, todos envoltos por chamas. Três dias após o lançamento do álbum, o avião que os levaria da Carolina do Sul até Lousiana, onde realizariam um show, sofreu um problema técnico e caiu; matando o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines, a back vocal Cassie Gaines e mais três integrantes da equipe. A partir de então, houve um aumento explosivo nas vendas do disco. Porém, em homenagem aos falecidos na tragédia, a capa em chamas foi substituída por um fundo preto – tornando a original uma raridade.

A primeira música, “What’s Your Name”, foi um dos hits que mais fizeram sucesso, emplacando em 13° lugar na Billboard. Com um ritmo dançante e um refrão do tipo chiclete, a presença de instrumentos como um teclado e saxofone garantem uma certa “leveza” para a música, que combina perfeitamente com a letra.

Todo esse clima de festa e curtição é brutalmente cortado com a próxima música, “That Smell”. Na temática do abuso de drogas, algo que a banda vivia devido à pressão de sua turnê, a canção é permeada por uma guitarra mais pesada e back vocals um pouco mais dramáticos. Também se tornou hit instantâneo, e já foi trilha sonora de diversos filmes – como Motoqueiros Selvagens (2007).

Mais calma, o tipo de música que você ouve enquanto dirige numa estrada, ao pôr-do-sol. Pode parecer cena de cinema, mas assim é “One More Time”, terceira faixa do álbum. Um dos grandes destaques da canção, em minha opinião, é o solo do guitarrista Steve Gaines, que dá o tom certo de peso, necessário para a música não se tornar tranquila demais.

“I Know a Little”, quarta faixa do álbum, remete imediatamente a Chuck Berry. A junção de teclados mais Steve Gaines mostra uma música diferente das tocadas anteriores, porém sem perder sua essência. O tipo de música que tocaria em um baile estilo Footloose, e todos levantariam para dançar.

“You Got That Right, primeira canção do lado B, apesar de ser boa, não traz muitas novidades em relação ao que o lado A apresentou. Muitas guitarras – afinal, a banda era composta por três guitarristas – dão um clima mais rock n’ roll, e a voz do vocalista Ronnie Van Zant e do próprio Gaines, com quem Zant divide os vocais, se destacam por cima desses arranjos. Preste atenção no solo final; é o que mais vale a pena, na minha opinião.

Lynyrd Skynyrd é uma banda que aprecia e sabe ressaltar seus instrumentos, principalmente as guitarras. “I Never Dreamed” já começa com um solo sensacional. Nada pesado; pelo contrário, é um solo muito bonito e fluído, com um toque certo de melancolia, que combina perfeitamente com a letra – que fala de uma desilusão amorosa.

“Honky Tonky Night Time Man” é a música com a pegada mais country do álbum; e também, a mais característica do southern rock. Ela mostra bem o estilo do Lynyrd, com toda aquela herança do sul dos Estados Unidos. Pudera, ela é um cover da música de mesmo nome do compositor de música country, Merle Haggard.

Finalmente, a última faixa é “Ain’t No Good Life”. Um blues bem pesado, com uma voz forte e a onipresença de teclados. Nessa música, os vocais ficaram por conta do guitarrista Steve Gaines, e foi a primeira canção gravada em um disco do Skynyrd em que Ronnie Van Zant não era o vocalista principal. É uma música sensual, perfeita para ouvir no bar ao fim da noite. Mais uma dose, por favor.

Em 2001, foram adicionados ao álbum mais cinco faixas: “Georgia Peaches”, “Sweet Little Missy”, “You Got That Right (Alternate Version)”, “I Never Dreamed (Alternate Version)” e “Jacksonville Kid”.

Street Survivors é um álbum interessante, bem montado e gostoso de ouvir, além de ter sido o trampolim para o duradouro sucesso de Lynyrd Skynyrd. É considerado um divisor de águas entre a formação clássica e a contemporânea da banda. Fica aqui a indicação, para quem conhece ou não. É uma ótima oportunidade de explorar Lynyrd Skynyrd, além de “Free Bird”."

(http://www.perdidosnoar.com.br/old-but-gold-street-survivors-lynyrd-skynyrd/)


Disco em ótimo estado.
Capa (dupla) em muito bom estado, com pequena rasura na frente (vide foto).
Edição Brasileira de 1986.
Saindo por R$ 35,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário