terça-feira, 18 de junho de 2013

Lynyrd Skynyrd - One More From the Road (Live 76)



"Uma das bandas mais cultuadas do rock, o Lynyrd Skynyrd tem uma história trágica. Dia 17 de outubro de 1977, apenas três dias após o lançamento do ótimo álbum "Street Survivors", que vinha na esteira do duplo ao vivo "One More From The Road", lançado no ano anterior e que consolidou o Skynyrd como um dos maiores nomes do rock americano, o avião da banda caiu a caminho de um show na Universidade de Lousiana, matando o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines e a sua irmã, Cassie Gaines, que fazia backing vocals para o grupo, além do manager Dean Kilpatrick.

Falar de um show do Lynyrd Skynyrd, o maior nome do southern rock, com a banda no auge, durante a turnê de um dos seus melhores álbuns, é covardia. O LP é um desfile de clássicos, e abre com "Workin' For MCA", seguida de "I Ain't The One" e de um dos destaques do disco, "Saturday Night Special", onde podemos sentir na pele todo o poder do paredão de guitarras formado por Gary Rossington, Allen Collins e Steve Gaines (só para constar: quando o Iron Maiden anunciou a volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith ao grupo em 1999, Steve Harris declarou não lembrar de nenhuma banda que tenha feito algo relevante com três guitarras, com exceção do Lynyrd Skynyrd).

Como uma máquina do tempo que nos leva de volta para o passado, "Whiskey Rock-A-Roller" e a matadora "Travelin' Man" (outro destaque em um show repleto de pontos altos) fazem você se sentir no meio da multidão.

"Travelin' Man", aliás, merece um parágrafo a parte. Uma das melhores canções do grupo, tem a sua raiz em uma linha de baixo matadora de Leon Wilkinson, com as guitarras entrando aos poucos e se interligando completamente, como se, ao invés de três guitarristas, o Lynyrd Skynyrd tivesse apenas um, com seis braços tocando dezoito cordas. De arrepiar.

"Gimme Three Steps", a versão para "Call Me The Breeze" de J.J. Cale e "T For Texas (Blue Yodel No. 1)" abrem caminho para o encerramento sensacional do show, com os dois maiores clássicos do Skynyrd: "Sweet Home Alabama" e "Freebird".

Marca registrada do grupo, "Sweet Home Alabama" foi gravada como uma resposta a "Southern Man" de Neil Young (do álbum "After The Gold Rush", de 1970), crítica feroz do artista canadense ao comportamento racista dos estados do sul dos Estados Unidos, pivô de diversos conflitos raciais e local de origem de associações como a Klu Klux Klan. Essa música encerra o registro do show do grupo em Knebworth.





Quem quer entender o rock and roll e suas transformações em mais de cinqüenta anos de vida precisa conhecer certas bandas, certos álbuns e certas músicas. "One More From the Road" mostra um dos maiores grupos dos anos setenta no auge, com a sua melhor formação (Ronnie Van Zant no vocal, Gary Rossington, Allen Collins e Steve Gaines nas guitarras, Leon Wilkinson no baixo, Billy Powell no piano e Artymus Pyle na bateria), tocando em um de seus últimos shows."

(http://collective-collection.blogspot.com.br/2007/09/lynyrd-skynyrd.html)


Discos (duplo) em excelente estado.
Capa em muito bom estado, com pequena rasura na frente (vide foto).
Edição Brasileira Original de 1976.
Saindo por R$ 70,00





Nenhum comentário:

Postar um comentário