sábado, 20 de setembro de 2014

Toninho Horta e Orquestra Fantasma - Terra dos Pássaros (gravado entre 1976-1979)



"Um dos maiores músicos do mundo, ídolo de uma legião de violonistas, guitarristas e compositores, o mineiro Toninho Horta estava, em 1976, gravando com Milton Nascimento em um estúdio em Los Angeles, quando Milton ofereceu o que havia sobrado de fitas e horas de estúdio para o amigo. Uma oportunidade única para dar início ao que viria a ser o seu primeiro trabalho solo. Oportunidade que Toninho não desperdiçou, logo convidando Ronaldo Bastos para ajudá-lo na produção. Nascia Terra dos Pássaros, assim batizado em homenagem de Toninho a sua guitarra Gibson modelo Birdland. Algumas seções de gravação foram realizadas ainda em Los Angeles e, ao longo dos anos seguintes, em diferentes estúdios entre São Paulo e Rio de Janeiro. O álbum apenas seria concluído em 1979. Terra dos Pássaros é referência para muitas gerações, reunindo clássicos do repertório do compositor e a participação de artistas como Airto Moreira, Raul de Souza, Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas e de Milton Nascimento, entre outros."

(http://www.dubas.net/site/album/158-terra-dos-passaros)




"Depois de eleito por dois anos seguidos um dos 10 maiores guitarristas do mundo pela conceituada revista Melody Maker, Toninho Horta reuniu uma verdadeira seleção de músicos brasileiros de renome internacional (veja só o line-up do disco), para gravar este disco que é uma espécie de referência da música mineira para o mundo.

As músicas trazem o guitarrista se arriscando nos vocais apesar da intimidadora presença de Milton Nascimento em algumas faixas. As harmonias trafegam por tonalidades incomuns, que causam uma reação de estranheza em um primeiro momento, mas que no decorrer da audição se tornam mais familiares e agradáveis.

No geral, o disco é repleto de músicas com andamentos lentos e recheadas de instrumentos executados com grande destreza. Um disco reflexivo tanto pelas letras quanto pela música em si, merece algumas audições completas para que todo seu potencial possa ser apreciado."

(http://centralmusical80.blogspot.com.br/2010/10/terra-dos-passaros-toninho-horta.html)


Line-up do disco: Toninho Horta (guitarra, violão, baixo, órgão, vocal), Milton Nascimento (vocal), Lena Horta (flauta), Hugo Fattoruso (piano), Airto Moreira (bateria, percussão), Raul de Souza (trombone), George Fattoruso (bateria), Laudir de Oliveira (percussão), Novelli (baixo), Robertinho Silva (bateria), Mauro Senise (flauta), Wagner Tiso (teclado, piano), Jamil Joanes (baixo), Zé Eduardo Nazário (percussão), Grupo Boca Livre (vocais), Luiz Alves (baixo), Rubinho (bateria), Nivaldo Ornellas (saxofones), Georgiana de Moraes (percussão), Ringo Thiellman (baixo)  





1. Céu de Brasília Música 2. Diana Música 3. Dona Olímpia Música 4. Viver de Amor Música 5. Pedra da Lua Música 6. Serenade 7. Aquelas Coisas Todas 8. Falso Inglês (Wonder Woman) Música 9. Terra dos Pássaros / Beijo Partido Música 10. No Carnaval

Disco e capa em ótimo estado;com encarte.
Edição Brasileira Original 1980.
Saindo por R$ 50


2 comentários: