sábado, 20 de setembro de 2014

Stephen Stills - Manassas (1972)



"Ao saber que o amigo Chris Hillman morria de tédio no Flying Burrito Brothers, Stephen Stills o convidou para tocar em seu novo álbum solo, ao lado da pedal steel do guitarrista do Burritos, Al Perkins, e do rabequista de bluegrass Byron Berline. Gravado no Criteria Studios, em Miami, este álbum conceitual bebe do rock, folk, música latina, country e blues - com a colaboração de Calvin "Fuzzy" Samuels (baixo), Dallas Taylor (bateria), Paul Harris (teclado) e Joe Lala (percussão).

A riqueza do material e do time de músicos resultou num álbum duplo ambicioso, talvez o maior lançamento da carreira de Stills - um trabalho saboroso e renovador, ainda que dentro da melhor tradição do rock. O repertório variado, que poderia parecer muito disperso, forma, na verdade, um todo coeso. A gravação se dividiu claramente em quatro partes, espelhadas nos quatro lados do lançamento original em vinil. 

"The Raven" junta rock e estilos latinos; "The Wilderness" é country e bluegrass, marcada pelo bandolim, violino pedal steel e uma harmonia excepcional em várias partes; "Consider" prioriza o folk e o folk rock; "Rock and Roll is Here to Stay" é mais blues e rock; e a épica "Treasure" se tornou uma das mais importantes faixas do grupo (a acústica "Blue Man" é dedicada a Jimi Hendrix, Al "Blind Owl" Wilson e Duane Allman).

O baixista dos Stones, Bill Wyman, ajudou Stills a terminar "The Love Gangster". Mais tarde, ele revelou a Dallas Taylor que queria ter saído dos Stones para se juntar ao time de Manassas - mas ninguém o convidou."

(resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer")




Discos (duplo) em ótimo estado.
Capa (dupla) em muito bom estado, com envelhecimento normal 
em uma edição (brasileira) original 1972.
Saindo por R$ 55


Nenhum comentário:

Postar um comentário