domingo, 21 de setembro de 2014

Bob Marley and The Wailers - Catch A Fire (1973)



"A primeira coisa que chama atenção no álbum é sua maravilhosa capa, que simula um isqueiro Zippo. Já em outra edição - bastante conhecida aqui no Brasil -, temos a imagem igualmente emblemática de Bob Marley fumando uma "bomba".

Assim como acontece no Blues, o Reggae é um estilo que prima pela interpretação, vide as ótimas passagens carregadas de sentimentos profundos, como na bela canção que abre o disco, "Concrete Jungle".

Embora minimalista, o disco reúne o que de melhor tem o estilo no quesito instrumentistas. Além de contar com o vocal de Rita Marley e a cozinha lendária formada por Carlton Barrett (bateria) e Aston "Family Man" Barrett (baixo), Peter Tosh também da as caras e brilha como cantor e compositor, principalmente em "400 Years" e "Stop The Train".

Os arranjos das canções se entrelaçam, formando uma estrutura cheia de groove. A guitarra com seu ritmo constantemente ajuda no balanço, enquanto o órgão de timbre doce se encarrega da harmonia. Mas o que realmente encanta são as linhas de baixo do espetacular Family Man. Não tem como esquecer suas clássicas frases em "Babe We've Got a Date (Rock It Baby)" e, obvio, "Stir It Up". É difícil também ignorar as letras sobre miséria e as cicatrizes da escravidão, vide a imponente "Slave Driver".

Bob Marley é um dos grandes ícones da música pop mundial. Arquitetou um estilo colocando a Jamaica no mapa da música e a cultura rastafari em evidencia, sendo Catch A Fire o máximo da sua obra."

(http://paisdobaurets.blogspot.com.br/2013/04/discoteca-basica-bob-marley-and-wailers.html)

Disco e capa em excelente estado.
Edição Brasileira 1988.
Saindo por R$ 80


Nenhum comentário:

Postar um comentário