sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ira - Vivendo e Não Aprendendo (86)



O álbum foi gravado entre maio e junho de 1986, no estúdio Nas Nuvens, (Rio de Janeiro) e as faixas 9 e 10 gravadas ao vivo na Brodway, em (São Paulo) em 3 de maio de 1986. 

"Considerado por muitos fãs como melhor álbum nacional dos anos 80, Vivendo e Não Aprendendo era o mais famoso e o também o mais bem sucedido disco da banda Ira!, lançado em 1986. Esse foi com certeza o disco mais polêmico da banda, prova disso é a música Pobre Paulista, onde entende-se uma crítica muito pesada ao governo e as pessoas que não nasceram em São Paulo.

No trecho "não quero ver mais essa gente feia (...)...eu quero ver gente da minha terra, eu quero ver gente do meu sangue", para a época, servia como um aviso a todo que fossem de fora do estado. Para eles, meninos rebeldes e revoltados (com motivos...diga-se de passagem) esse tipo de gente contaminava a cidade e as pessoas que nela viviam. Mas a canção desperta dúvidas - ou o furor - de pessoas quanto aos versos da terceira estrofe que, numa interpretação superficial, passam a ideia de bairrismo e preconceito contra os nortistas e nordestinos residentes na capital paulista. A música foi a maneira que eles encontraram de mostrar toda sua revolta contra o governo e contra as pessoas que não faziam por merecer tudo que tinham, principalmente por impedir a liberdade de expressão.

Edgard e Nasi desmentem tal versão, atestando que não há conotações ao fascismo no trecho, e sim uma crítica "camuflada" às pessoas que apoiavam a ditadura - seriam essas as "feias e ignorantes", e não pessoas de outras cidades. Certa vez. Edgard comentou:Olha, não é nada disso, não tem nada dessa história de rebeldia juvenil.

Realmente é um preconceito contra a invasão de nordestinos, era o que eu estava pensando na época e foi isso o que eu quis dizer mesmo, eu não agüentava essa coisa de música baiana, de Caetano, de Gil". Na hora, esse foi mais um dos insights que eu tive. Defendi durante anos essa letra, carreguei essa cruz. Agora, naquele dia, eu saí de lá falando assim "eu nunca mais canto essa música".

Ficaram célebres, neste período "Envelheço na Cidade", "Dias de Luta e Flores em Você", tendo sido uma das canções mais executadas nas rádios brasileiras no período entre 1986 e 1987. "Flores em Você" tem um arranjo altamente influenciado por "Eleanor Rigby" dos Beatles."

(http://www.anos80.com.br/notorious/ira_vivendo.html)


Este álbum entrou na lista dos 100 maiores discos da música brasileira pela Rolling Stone Brasil. ficando na 94ª posição.

Disco e capa em excelente estado.
Edição Original de 1986.
Saindo por R$ 20,00





Nenhum comentário:

Postar um comentário