quarta-feira, 29 de maio de 2013

Bob Dylan - Highway 61 Revisited (65)



"Desde a estreia da revolucionária "Sagração da Primavera", de Stravinsky, que em 1913 provocou um motim no Théâtre des Champs-Elysées, em Paris, uma transformação musical não causava tanta controvérsia quanto a suscitada por Bob Dylan ao ligar sua guitarra no Festival Folk de Newport, em 25 de julho de 1965. Mas as chacotas dos puristas logo cessariam em meio ao entusiasmo com que o público recebeu Highway 61 Revisited, lançado um mês depois.

Ao se transformar de um cantor acústico de folk em um roqueiro empunhando uma guitarra elétrica, um processo iniciado no lado A de "Bring it All Back Home", de 1965, Dylan reescreveu o manual da música pop. Uma canção de sucesso como "Like a Rolling Stone", um hino banhado pelo órgão, não precisava seguir o padrão de três minutos de duração (apenas duas das nove faixas do álbum têm menos de quatro minutos; a vigorosa música final, "Desolation Row", ultrapassa 11 minutos).

Com canções trabalhadas e poéticas como "Just Like Tom Thumb´s Blues", que acabou com o foco tradicional nos refrões, fáceis, Highway 61 Revisited funciona melhor quando ouvido sem a preocupação de entender todas as referências. Não é preciso usar um guia literário para apreciar a adrenalina pura de "Tombstone Blues" e "From a Buick 6", e, afinal, essa foi a principal razão pela qual Dylan tomou o rumo do rock´n roll."

(resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer")


Disco e capa em excelente estado.
Edição Brasileira.
Saindo por R$ 50,00





Nenhum comentário:

Postar um comentário