terça-feira, 30 de junho de 2015

Eric Clapton - The Early Clapton Collection (1988)



Além das bandas pelas quais Sir Clapton passou antes de seguir carreira solo (à exceção do Cream), tem-se aqui os The Immediate All-Stars, que surgiu de jams sessions de Clapton & Page (gravadas posteriormente no álbum "GUITAR BOOGIE - ERIC CLAPTON, JEFF BECK & JIMMY PAGE, de 1971), conforme segue abaixo a história completa:

"GUITAR BOOGIE - ERIC CLAPTON, JEFF BECK & JIMMY PAGE (1971)
A história desse álbum começou em junho de 1965, quando o guitarrista Jimmy Page convidou o guitarrista Eric Clapton para ir em sua casa em Miles Road, com o objetivo dos dois fazerem uma jam session no estúdio particular que ficava em sua residência. Desse encontro nasceu o registro de sete faixas instrumentais: "Choker", "Draggin' My Tail", "Freight Loader", "Miles Road", "Snake Drive", "Tribute to Elmore" e "West Coast Idea".

Após fazerem a "jam session" tanto Jimmy Page como Eric Clapton tiveram a mútua opinião de que as faixas gravadas eram apenas um ensaio ao invés de músicas completas, e que esse áudio teria o destino final de permanecer guardado na obscuridade.

O detalhe crucial foi que representantes da gravadora ''Immediate Records'' ficaram sabendo da gravação do ensaio, e se aproximaram de Jimmy Page informando-o de que a gravadora havia adquirido de forma legal os direitos de publicação de todas as gravações que ele havia feito, de acordo com os termos descritos pelo contrato que ele próprio havia assinado. Sem saída e relutante na sua decisão, Jimmy Page deu as gravações da Jam Session para os homens da gravadora, mas como ele estava com grande medo de sofrer um processo judicial, foi convidado a fazer uma limpeza no áudio colocando "overdubs" em cima do que estava originalmente gravado.

Em agosto de 1965 ele entrou no Olympic Sound Studios, no distrito urbano de Barnes, West London, com a nova e breve formação da banda britânica ''All-Stars'' (originalmente chamada de Cyril Davies (R&B) All-Stars). Dentro do estúdio Jimmy Page contou com os membros do ''The Rolling Stones'' (Mick Jagger, Bill Wyman & Ian Stewart), juntamente com o baterista Chris Winters (anotado como um possível pseudônimo para Charlie Watts, baterista do Rolling Stones). Todos esses músicos foram reunidos pela gravadora para formarem a ''The Immediate All-Stars'', com a única finalidade de ajudar Jimmy Page a finalizar as gravações. Após as gravações dos overdubs a formação foi desmontada e cada parte seguiu o seu caminho. (A banda All-Stars que teve a sua última formação contando com Jeff Beck na guitarra, havia encerrado as suas atividades no mesmo ano de 1965)

A gravadora ''Immediate Records'' era gerenciada e também de propriedade de Andrew Loog Oldham, que na época era o empresário da banda ''The Rolling Stones''. Esse detalhe (do retoque das músicas com adição de novos músicos, e do posterior lançamento) foi visto por Eric Clapton como uma traição de confiança por parte de Jimmy Page, danificando profundamente a relação pessoal entre os dois guitarristas, que permaneceram afastados e sem manter contato verbal por muitos anos.

A gravadora ''Immediate Records'' lançou estas faixas de forma oficial ao lado das gravações da banda ''The All-Stars featuring Jeff Beck''. As músicas foram espalhadas nos álbuns em formato de compilação chamados ''Blues Anytime Vol. 1–3''.

Houve também um lançamento chamado ''British Archives Vol. 1–4'', onde as canções figuraram entre os quatro volumes da série. As faixas foram atribuídas inicialmente para Eric Clapton e Eric Clapton e Jimmy Page, mas algumas versões subsequentes traziam créditos de autoria para a banda ''All-Stars''.

O disco foi lançado originalmente em 1971 pela gravadora norte-americana Camden Records. Em 1977 o álbum foi relançado nos Estados Unidos pela gravadora anglo-americana Pickwick Records.

O fato é que essas gravações foram lançadas de forma oficial pelas gravadoras, mas são faixas ilegítimas, pois não são reconhecidas pelos músicos que as fizeram, nem constam na discografia oficial dos mesmos.

Line-up / Músicos (The All-Stars featuring Jeff Beck)

• Jimmy Page – Guitar / Production
• Jeff Beck – Guitar
• Nicky Hopkins – Piano
• Cliff Barton – Bass
• Carlo Little – Drums

Line-up / Músicos (The Immediate All-Stars)

• Jimmy Page – Guitar / Production
• Eric Clapton – Guitar (Original Jam Session)
• Mick Jagger — Harmonica (Overdubs)
• Bill Wyman — Bass (Overdubs)
• Ian Stewart — Piano (Overdubs)
• Chris Winters, possibly Charlie Watts – Drums (Overdubs)

Canções / Faixas

* Todas as faixas são instrumentais.

01 - Choker (Eric Clapton with Jimmy Page) (1:21)
02 - Snake Drive (Eric Clapton) (2:30)
03 - Draggin' My Tail (Eric Clapton with Jimmy Page) (3:56)
04 - Steelin' (The Allstars featuring Jeff Beck) (2:33)
05 - Freight Loader (Eric Clapton with Jimmy Page) (2:43)
06 - West Coast Idea (Eric Clapton) (2:15)
07 - L.A. Breakdown (The Allstars featuring Jimmy Page) (2:02)
08 - Down in the Boots (The Allstars featuring Jimmy Page) (3:22)
09 - Chuckles (The Allstars featuring Jeff Beck) (2:20)
10 - Tribute to Elmore (Eric Clapton) (2:05)"

(Texto extraído do blog: www.barbaro-do-sul.blogspot.com.br)


Neste disco ora anunciados, eis as faixas:

Eric Clapton With The Yardbirds

Got To Hurry
I Ain't Got You
Good Morning Little Schoolgirl
Let Me Rock (Live)
A Certain Girl
Take It Easy Baby (Live)
Too Much Monkey Business (Live)


Eric Clapton with The Immediate All-Stars (Clapton & Page)

Draggin' My Tail
Tribute To Elmore
Snake Drive
West Coast Idea
Choker
Freight Loader
Miles Road


Eric Clapton with John Mayall's Bluesbreakers

Maudie (Live)
Lonely Years
Bernard Jenkins
I'm Your Witchdoctor
Telephone Blues
On Top Of The World


Disco (duplo) e capa (dupla) em ótimo estado.
Edição Brasileira 1988.
Saindo por R$ 50

Nenhum comentário:

Postar um comentário