terça-feira, 30 de junho de 2015

Chico Buarque (78)



" 'Uma verdadeira salada de frutas', é assim que Chico define seu disco de 1978, “o da samambaia”. De fato é uma mistureba mesmo, fugindo um pouco de alguns discos anteriores, que apresentavam uma certa unidade. Aqui sãoapresentadas músicas censuradas anteriormente e só liberadas naquela época quando a ditadura começou a afrouxar um pouco os nós. São três, a intrigante Cálice, a libertária Apesar de Você e a lusitana Tanto Mar. Ademais, algumas músicas compostas para o filme Se Segura Malandro e sua peça Ópera do Malandro, Feijoada Completa, O Meu Amor, Homenagem ao Malandro e Pedaço de Mim. Só três músicas foram compostas especialmente para o disco, Trocando em Miúdos, Até o Fim e Pivete. Para fechar o time, Pequeña Serenata Diurna de Silvio Rodriguez, cubano que conheceu na sua primeira de muitas viagens à Cuba, mesmo com a ditadura pegando no pé por isso.

Ao terminar esse álbum, dá a sensação de ter escutado uma coletânea do artista, devido a diversidade de momentos e propósitos das músicas que lá estão. A maior prova disso é Tanto Mar, que é uma segunda versão da música original censurada em 1975 que só foi gravada em Portugal. Homenagem à Revolução dos Cravos, Chico mudou o tempo da letra, passando-a do presente para o passado para “atualizá-la”.
Umas das características que mais gosto em Chico está presente aqui, a brutalidade nas palavras em músicas tão belas. Não tem ser no mundo que não se toque com a beleza de Pedaço de Mim, mesmo sendo tão dura com versos: Oh, pedaço de mim / Oh, metade arrancada de mim / Leva o vulto teu / Que a saudade é o revés de um parto / A Saudade é arrumar o quarto / do filho que já morreu; ou Oh, pedaço de mim / Oh, metade amputada de mim / Leva o que há de ti / Que a saudade dói latejada / É assim como uma fisgada / No membro que já perdi."

(http://tralhasmodernas.blogspot.com.br/2011/01/chico-buarque-1978-chico-buarque.html)


Disco e capa em muito bom estado.
Edição Original de 1978.
Saindo por R$ 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário