terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Beastie Boys - Paul's Boutique (1989)



É o segundo álbum de estúdio gravado pelo grupo norte-americano de hip-hop Beastie Boys, lançado em 25 de Julho de 1989 pela Capitol Records.

Tem produção dos Dust Brothers, e as gravações aconteceram no Mario G's Studio em Los Angeles e no The Opium Den no Brooklyn, Nova Iorque de 1988 a 1989. As mixagens de áudio foram feitas em Manhattan no Record Plant Studios.

Os Beastie Boys estavam em auto-imposto exílio em Los Angeles durante o começo de 1988. Seguindo o sucesso comercial de Licensed to Ill, os Beastie Boys estavam focados em produzir um álbum com mais criatividade e menos material comercial. O disco anterior tinha tido enorme resposta popular e foi aclamado pela crítica; embora simples, tinha batidas pesadas e letras comicamente juvenis. 

Gravado para a Capitol Records, Paul's Boutique foi co-produzido pelos Dust Brothers, cujo extensivo e inovador uso do sample em diversas camadas ajudaram a estabelecer a prática como uma arte. Apesar de os Dust Brothers estarem focados em fazer um disco com vários "hits", concordaram com o grupo em produzir um som mais experimental. No total, 105 músicas foram sampleadas para o disco, incluindo 24 samples individuais somente na última faixa. Os samples utilizados em Paul's Boutique foram utilizados sem permissão, o que só foi possível porque o disco foi produzido antes de Gilbert O'Sullivan processar o rapper Biz Markie, o que mudou para sempre a história do uso do sample na música.

Paul's Boutique foi inicialmente considerado um fracasso comercial pelos executivos da Capitol Records, pois suas vendas não batiam com vendas anteriores do grupo, e o selo decidiu parar de promover o álbum. Apesar disto, o álbum virou cult ao passar dos anos. Altamente diverso, tanto no som como nas letras, Paul's Boutique assegurou aos Beastie Boys um lugar nos favoritos dos críticos e sendo reconhecido por muitos como sendo o grande disco do grupo.

Em 27 de Janeiro de 1999, Paul's Boutique foi certificado pela RIAA, disco de platina dupla em vendas.2 Em 2003, o álbum ficou na posição 156 na lista Os 500 maiores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

(wikipedia)

Faixas
"To All the Girls" – 1:29
"Shake Your Rump" – 3:19
"Johnny Ryall" – 3:00
"Egg Man" – 2:57
"High Plains Drifter" – 4:13
"The Sounds of Science" – 3:11
"3-Minute Rule" – 3:39
"Hey Ladies" – 3:47
"5-Piece Chicken Dinner" – 0:23
"Looking Down the Barrel of a Gun" – 3:28
"Car Thief" – 3:39
"What Comes Around" – 3:07
"Shadrach" – 4:07
"Ask for Janice" – 0:11
"B-Boy Bouillabaisse" – 12:33
"59 Chrystie Street"
"Get on the Mic"
"Stop That Train"
"Year and a Day"
"Hello Brooklyn"
"Dropping Names"
"Lay It on Me"
"Mike on the Mic"
"A.W.O.L."


Disco e capa em excelente estado.
Edição Brasileira 1989.
Saindo por R$ 80


Nenhum comentário:

Postar um comentário