sábado, 2 de agosto de 2014

Steely Dan - Gaucho (1980)



"Este disco teve a difícil tarefa de suceder o maravilhoso ''Aja'' (1977) que além de belíssimo vendeu muito bem, e assim sendo talvez pairasse uma pequena dose de pressão sob a dupla Becker-Donald. Pelo tempo que os caras demoravam para registrar um disco, e a maneira como trabalhavam na época, sem grandes viagens (em virtude de não excursionarem tanto), o tempo para ficar em estúdio era enorme, e com isso os caras podiam deixar tudo EXATAMENTE do jeito que queriam, e escutando este disco, e outros desta época o sentimento de satisfação atinge o ápice, tudo parece perfeito, você escuta e pensa : ''Se mexer estraga''.
    
Você deve ter reparado no tamanho da lista de músicos que tocam neste disco, é de fato um verdadeiro absurdo, mas quem gosta e conhece esses dois sabe que foi sempre assim, os melhores músicos (não só de estúdio) sempre estavam tocando com eles, mesmo que demorasse 2 anos para acabar de gravar e enfim lançar o disco valia a pena, afinal de contas ia constar no seu curriculum que você emprestou seu Groove a dois dos maiores gênios da música, que é bom que se diga deveriam ser bem chatos para se trabalhar...

Esse disco é um dos meus preferidos dentro da discografia da banda. Os arranjos são maravilhosos, e o Jazz entra com o requinte de um prato principal, sem tanto alarde ou singles como o disco anterior (''Aja''), mas com a qualidade suprema e indiscutível dos grandes clássicos do grupo.

Veja por exemplo a faixa que inaugura esta bolacha, ''Babylon Sisters''. O arranjo é um absurdo, você nota o capricho em cada nota, a classe oriunda do Jazz, os vocais de Fagen, aliás sua melhor apresentação neste aspecto é na próxima faixa, 'Hey Nineteen'', nessa ele arrebenta, e depois que Becker começar a performar mais um daqueles solos espíritas a viagem começa...

O senhor Becker aliás é um músico muito injustiçado, e depois de anos ouvindo esses caras me pergunto por que... Suas linhas são únicas, o jeito inventivo e EXTREMAMENTE criativo como soava ou tocava certas melodias... Parece até fácil quando vemos o cara tocando, e o estrago que ele faz em ''Glamour Profession'' e na faixa título deste trabalho são duas provas claríssimas de suas habilidades.

Esse disco é maravilhoso, o único problema dele é que ele muito curto, quando você começa a fritar mesmo já estamos em ''Time Out Of Mind'', temos a riqueza dos metais, os belíssimos backing vocals, a beleza do marfim de Fagen... Sempre me pergunto por que ninguém fala desses caras hoje em dia, você já viu algum clipe deles na MTV ? Deve ter sido por isso que faliu, faltava classe pra esses caras.

Duvido E MUITO que se eles tocassem faixas com a beleza de ''My Rival'' ou do suspense profundo de ''Third World Man'' que eles não estariam abertos ainda, por que o mundo realmente necessita conhecer esses sons, a plenitude, a qualidade, e mais importante, a profundidade deste som é fantástica... Que disco !"

(http://macrocefaliamusical.blogspot.com.br/2013/08/steely-dan-gaucho.html)

Line Up em Gaucho :

Michael Brecker (saxofone/vocal)
Mark Knopfler (guitarra)
Steve Khan (guitarra)
Joe Sample (piano)
Pat Rebillot (teclado/piano)
Rob Mounsey (teclado/piano)
Don Grolnick (teclado/piano)
Tony Wine (vocal)
Donald Fagen (vocal/piano/teclado/órgão/sintetizadores)
Valerie Simpson (vocal)
Walter Becker (baixo/guitarra)
Zachary Sanders (vocal)
Anthony Jackson (baixo)
Jennifer James (Vocal)
Rick Marotta (bateria)
Robbie Buchanan (piano/sintetizadores/vocal)
Steve Gadd (percussão/bateria)
David Tofani (Saxofone/vocal)
David Sanborn (Saxofone/vocal)
George Marge (clarinete)
Ronnie Clubber (Saxofone)
Randy Brecker (trompete)
Walter Kane (clarinete)
Leslie Miller (vocal)
Chuck Rainy (baixo)
Michael McDonald (vocal)
Lani Grovis (vocal)
Hiram Bullock (guitarra)
Gordon Grody (vocal)
Diva Gray (vocal)
Crusher Bennett (percussão/teclado)
Jeff Porcaro (percussão/bateria)
Frank Floyd (vocal)
Pattie Austin (vocal)
Nicky Marrero (percussão/vocal)
Victor Feldman (percussão/teclado)
Wayne Andre (trombone)
Larry Carlton (guitarra)
Bernard ''Pretty'' Purdie (bateria)
Rick Darringer (guitarra)
Ralph MacDonald (percussão)
Hugh McCracken (guitarra)


Track List :
''Babylon Sisters''
''Hey Nineteen''
''Glamour Profession''
''Gaucho''
''Time Out Of Mind''
''My Rival''
''Third World Man''

Disco em ótimo estado; com encarte.
Capa (com fita adesiva na borda esquerda - vide foto) em muito bom estado.
Edição Brasileira 1980.
Saindo por R$ 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário