sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Rod Stewart - Gasoline Alley (1970)



"O segundo e subestimado album de Stewart precedeu o mega sucesso "Every Picture Tells a Story", que incluía "Maggie May". Mas ambos oferecem um material parecido - releituras de folk, R&B, soul e clássicos do rock, além de músicas novas de conpositores da época - e usam, essencialmente, o mesmo time de músicos.

Naquele tempo, Stewart levava uma vida dupla como vocalista e líder dos The Faces e como artista solo. Os The Faces considerado por muitos como a banda que fazia os melhores shows da época, aparecem aqui e ali no álbum - seu rock´n roll festivo está estampado em "It´s All Over Now" -, mas Ron Wood é onipresente.

Uma grande parte do disco é acústica e, em "Gasoline Alley", Wood e Stewart se juntam num clásssico pouco valorizado, que lança um olhar nostálgico sobre os anos de adolescência, reforçado pelo vocal ousado. Um legião de instrumentistas que não aparece nos créditos - como o que toca rabeca na versão neo-acústica de "Cut Across Shorty" e o do bandolim da faixa-título - impregna o álbum de folk, apesar de os músicos, desajeitadamente, tentarem agitar nos rocks.

A delicada releitura feita por Stewart de "Only a Hobo" e o acompanhamento acústico bem elaborado tornam a canção uma das melhores regravações já feitas da música de Dylan, e as duas faixas originais no final mantêm a qualidade. Duas músicas vêm de antigas parcerias - a composta por Elton John ficou à altura do autor, mas a do Small Faces ganhou uma interpretação menos inspirada.

O co-produtor Lou Reisner contratou Stewart como como cantor solo depois de ele brilhar no The Jeff Group. O estrelato viria no álbum seguinte, mas o terreno foi preparado por Gasoline Alley."

(resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer")







Disco e capa (dupla) em excelente estado.
Importado USA.
Edição Original 1970.
Saindo por R$ 60


Nenhum comentário:

Postar um comentário