quarta-feira, 23 de julho de 2014

Jeff Beck - Truth (69)



"Ainda que a história o tenha eclipsado por Jimi Hendrix, Jimmy Page e Eric Clapton, Beck segue sendo um dos grandes músicos de todos os tempos e tem um legado imenso, que começou no Yardbirds (onde substituiu o amigoEric e tocou junto com o jovem Page), até começar uma carreira-solo irregular, com poucos discos. Mas entre uma fase e outra, Beck montou um grupo fantástico com dois jovens então desconhecidos - Ron Wood e Rod Stewart - e fez um dos mais importantes álbuns dos anos 60: "Truth".

Após deixar o Yardbirds, Beck voltou para Londres e foi contatado pelo empresário Mickie Most para montar um novo grupo.

Most queria que Beck começasse uma nova banda com um jovem cantor, totalmente desconhecido, mas com um timbre único: Roderick David Stewart, ou simplesmente Rod Stewart, um londrino nascido em 10 de janeiro de 1945, e que havia dado os primeiros passos como vocalista do Steampacket e do Long John Baldry, além de alguns compactos lançados pela Decca e Immediate Records.

Jeff não conhecia Rod e se encontraram pela primeira vez em um clube em Cromwellian. Junto com Rod Stewart veio um outro guitarrista, Ronnie Wood (Ronald David Wood, nascido no dia 1º de junho de 1947, em Londres) e que já havia passado por um grupo de nome The Birds (não confundir com o californiano The Byrds), grupo de curta existência (aproximadamente entre 1964 até 1967), onde Ronnie escreveu algumas músicas.

Em 1968 entram em estúdio para a gravação do primeiro álbum, Truth. Produzido igualmente por Mickie Most e tendo Ken Scott como engenheiro de som - anos depois Ken usaria todos os truques aprendidos nessas sessões com o guitarrista Mick Ronson, nos primeiros álbuns deste com David Bowie - Truth é um tremendo disco que misturava blues, hard, heavy metal e até alguns detalhes do que viria a ser o rock progressivo.

Truth abre com uma antiga canção dos Yardbirds, "Shapes of Things", onde Rod começa a mostrar ao que veio.

Com seus vocais rasgados (o próprio descreveu como uma lixa sendo passada em veludo). A segunda é uma composição de Rod e Jeff, o blues "Let Me Love You", passando pela balada "Morning Dew".

Segue-se "You Shook Me" e "Ol' Man River", onde Beck toca baixo e John Paul Jones brlha no órgão e Keith Moon faz uma aparição tocando timpani, atrás dos vocais de Rod.

O lado B abre com a tradicional "Greensleeves", gravada por gente como John Coltrane, com Jeff brilhando no violão, ao melhor estilo Chet Atkins. Jeff era grande fã de Chet e quando mostrou a versão a Most, o produtor adorou e decidiram incluí-la.

O blues volta com força em "Rock My Plimsoul", outra composição de Rod e Jeff, improvisada em cima de "Rock Me Baby", de B.B. King.

A seguir vem uma composição de Jimmy Page em homenagem ao seu amigo, ainda nos tempos de Yardbirds, "Beck's Bolero", feita uma sessão com Nicky Hopkins, John Paul Jones e um demente Keith Moon na bateria.

"Eu ficava espantando com Keith, parecia que queria demolir o kit inteiro. Puro heavy metal!".

O disco traz outra composição da dupla Rod-Jeff, "Blues De Luxe" (novamente chupando B.B, desta vez em "Gambler's Blues") e fecha com outro clássico de Willie Dixon, "I Ain't Superstitious"."

(http://www.beatrix.pro.br/mofo/jeffbeck.htm)


Disco e capa em ótimo estado.
Edição Brasileira 1968.
Saindo por R$ 40,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário