quarta-feira, 23 de julho de 2014

James Brown - There It Is (1972)



"James Brown fez tantos grandes álbuns, foi difícil decidir qual deles para destacar este mês. Mas desta vez, o foco é em sua obra-prima 1972 "There it is".

Este álbum é mais um exemplo de "GFOS Funk" (isto é, "o padrinho do funk da alma"). Cada faixa é um destaque. Quatro cortes foram lançadas como singles antes do álbum e foram grandes sucessos nas paradas de alma. O primeiro single, o  funky "I´m a Greedy Man", foi lançado em outubro de 1971 e foi o número 7 nas paradas de soul e 35 nas paradas pop. O seguinte single, "Talkin´ Loud and Sayin´ Nothing", foi número um e número 27 alma pop Março de 1972. "King Heroin", uma canção de mensagem anti-droga, foi número seis nas paradas de alma e número 40 nas paradas pop , enquanto que a faixa-título do álbum, um stomper pista de dança (como eram todas as faixas uptempo do padrinho) foi número quatro alma e número 43 pop naquele verão.

"King Heroin" é uma das faixas mais marcantes do álbum e uma das melhores canções de sua carreira de Brown. Escrito por Brown, juntamente com Charles Bobbitt, Dave Matthews e Manny Rosen, é um comentário em negrito e honesto sobre como a heroína tinha ultrapassado muitos bairros da cidade interna, o que era uma triste realidade no momento. Defina a um sulco jazzy lento, Brown fala na primeira pessoa como Rei Heroína, sarcasticamente se gabar sobre o poder que ele tem sobre as pessoas que se tornaram viciadas na droga mortal. Em algumas linhas da canção, ele afirma: "Eu posso fazer um menino esquecer seus livros escolares / Eu posso fazer uma classe mundialmente famosa negligenciar a beleza de sua aparência / Eu posso fazer uma garota vender seu corpo por um saco de cinco dólares / Eu posso fazer os homens esquecerem seu sexo. Brown tinha feito músicas com poderosas mensagens antes, mas esta foi a primeira vez que Brown abordou a questão de drogas e ele fez isso de forma brilhante. Ele pintou uma imagem tão clara e assustadora sobre o uso perigoso de heroína que ele faria um ouvinte viciado na droga querer parar.

Brown continua seu comentário sobre a heroína em "Public Enemy No. 1 Pts. 1 e 2.". Ele fala mais como um pregador da igreja, narrando em primeira pessoa como o rei da heroína continua a se gabar sobre o poder que ele tem de destruir a vida das pessoas. Brown, em seguida, canta como a si mesmo, advertindo os usuários de heroína sobre o seu uso mortal, implorando e incentivando-os a parar antes que seja tarde demais. Novamente, Brown criou uma poderosa mensagem ao abordar a questão do uso de drogas.

A excelente arte da capa de trás do álbum capta a essência do assombro de que Brown bateu em cerca de "King Heroin" e "Public Enemy No. 1". Ilustrado por Abdul Rahman, que retrata uma triste James Brown assistindo impotente como Rei Heroína, segurando uma agulha de drogas em sua mão, enquanto montando um cavalo branco, gotas pacotes de heroína por uma grande multidão de homens negros viciado, mulheres e crianças.

"I Need Help", escrito pelo filho de Brown, Teddy Brown, que morreu tragicamente em um acidente de carro, um ano depois, é uma jam de funk uptempo, enquanto "Never Can Say Goodbye" (não é um remake do Jackson 5 classic) é um bluesy, balada suave.

O álbum alcançou o número 10 nas paradas de Soul e número 60 nas paradas pop, e continua sendo um dos melhores trabalhos de Brown. (Stephen McMillian - é jornalista, escritor, ator / cineasta, dançarino, Soul Train historiador e historiador soul music.)"

(http://soultrain.com/2012/09/03/classic-soul-train-album-james-browns-there-it-is/)

Disco e capa em excelente estado.
Importado USA.
Saindo por R$ 70


Nenhum comentário:

Postar um comentário