terça-feira, 11 de agosto de 2015

Egberto Gismonti - Circense (1980)



"A Rolling Stone brasileira tempos atrás votou nos 100 albuns essencias do cenário musical brasileiro. A revista  convidou 60 pessoas, entre estudiosos, produtores e jornalistas, para votarem em seus 20 discos de música brasileira prediletos, sem ordem de preferência.

100º - CIRCENSE - EGBERTO GISMONTI

O disco Circense de Egberto Gismonti é a obra-prima do virtuoso compositor e instrumentista brasileiro. 

Gismonti não teve uma carreira comercial sólida mas sempre gravou seus álbuns e participou de discos de outros artistas, além de fazer turnês de sucesso, especialmente na Europa. Entre os músicos com os quais colaborou ou colaboraram com ele, destacam-se Naná Vasconcelos, Marlui Miranda, Wanderléa, Charlie Haden, Jan Garbarek, André Geraissati, Jaques Morelenbaum, Hermeto Pascoal, Airto Moreira e Flora Purim.

Gismonti nos anos 80 recomprou todo o seu repertório de composições e tornou-se um dos únicos compositores do país donos de seu próprio acervo. Ele relançou parte de sua discografia pelo seu próprio selo, Carmo. Muitos músicos vêm gravando suas composições recentemente.

CIRCENSE

"Egberto Gismonti mais uma vez demonstra seu dom inato de passear com naturalidade pelos diversos estilos sonoros que participaram de sua formação como músico, indivíduo e brasileiro. Muitas dessas passagens chegam a tangenciar o estilo ambient music tanto almejado por músicos moderninhos e alcançado há tempo pelo fluminense da cidade do Carmo.


A capa do disco pode tornar-se ilusória, pois nos leva a crer que o clima de festa permeia todo o trabalho. Tal sensação é ainda mais ampliada quando ouvimos sua primeira faixa, ¨Karatê¨, com seus temas do frevo nordestino. Gênero este que nunca negará a origem de seu nome: frevo de ¨frevê¨, ferver.

À partir daí, no entanto, as coisas vão esfriando cada vez mais, mas não no sentido pejorativo da palavra, pois as composições suavizam-se em belas composições que nos relaxam gostosamente. A música ¨Palhaço¨ ainda apela para os gritos alegres de crianças que se divertem com os momentos mágicos do circo. Quanta paz!

Depois, assim como os movimentos dos trapezistas, o humor sonoro vai e vem conforme as composições - e os outros números de circo - se alternam.

Circense é um daqueles álbuns a serem apreciados com o humor adequado. Requer calma para que seja bem digerido. Ao nos encontramos neste estado, nos deliciaremos com certeza com o dom deste grande artista brasileiro, quase que obscuro."

(fonte: rateyour.music, in: http://moraesjau.blogspot.com.br/2012/07/100-album-rolling-stone-circense.html)


Disco e capa em ótimo estado. 
Edição Original 1980.
Saindo por R$ 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário