terça-feira, 7 de julho de 2015

Sam Cooke - Live at the Harlem Square Club (1963)



"Confinado a uma melosa civilidade em suas gravações em estúdio direcionadas para o pop, Sam Cooke se reinventou no palco para se transformar em um cantor puro de R&B, exalando sensualidade. Live at the Harlem Square Club ilustra essa transfiguração drástica de forma mais clara que qualquer outro disco de Cooke - um exorcismo que desenhou uma linha definitiva entre o sagrado e o profano em sua carreira de raízes gospel.

Em 1963, Cooke era um ídolo negro, uma verdadeira fábrica de sucessos, dono do selo e editora SAR (com um acordo que assegurava a ele total controle artístico), com outro disco seu ao vivo - Live at the Copa - na lista dos 30 mais das paradas. 

Gravado num clube operário num gueto de Miami, Live at the Harlem Square Club é considerado um de seus melhores álbuns ao vivo, sem discussões - o irônico é que levou 22 anos para ser lançado.

Este documento póstumo, com sua alegria radiante, não tem igual na obra de Cooke. Apoiado pela pulsação firme e afiada de uma banda que incluía o saxofonista King Curtis e o guitarrista Cliff White, Cooke, livre como nunca, canta versões suadas e extrovertidas de jóias como "Feel It", "Chain Gang", "Twistin´The Night Away" e "Bring it on Home to Me", a maioria selecionada de seu repertório recente.

Ao longo do disco, Cooke se apresenta como um showman triunfante, transbordando autoconfiança, numa performance tórrida e provocante"

(resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer")  

Disco e capa em ótimo estado.
Edição Brasileira 1989.
Saindo por R$ 50


Nenhum comentário:

Postar um comentário