quarta-feira, 18 de março de 2015

Grupo Água - Transparência (1978)



"O Grupo Agua foi bem famoso, inciaram a carreira em 1974 e logo no ano seguinte pegaram a estrada e viajaram por todo o continente americano divulgando suas músicas e adquirindo novas experiências espirituais no Equador. Sua passagem pelo nosso país foi notável. Quando chegaram vindos da Bolívia e após algumas apresentações, conheceram Milton Nascimento, que os convidou a participar de algumas músicas do seu disco Geraes – que por sinal acabou vendendo mais de um milhão de cópias – . Após a experiência com Milton, em 1978 a Som Livre os convida a gravar um disco, o ilustre Transparencia. 

Podemos considerar este álbum como um “road-album”, um diário onde a banda registrou todas as experiências que obtiveram nesse período de quatro anos de estrada. Para abrir o disco, a banda escolheu a canção “El Colibrí”, mágica canção que possui sons do pássaro, belas execuções dos instrumentos de cordas e da flauta, além de um agradável conjunto vocal. 

Violões e flauta andam lado a lado na segunda faixa, a canção “Esperanzas”, que parece ilustrar e comprovar o que Nelson Araya diz quando classifica o mecanismo da banda como intuitivo. Ainda falando sobre a forma como o grupo funcionava, outro fato interessante é que o nome de quem compunha as canções não era dito ou registrado, usavam sempre o nome do grupo como autor, para evitar crescimento de ego. Acaba que isso é refletido nas canções, como por exemplo na faixa título do álbum, “Transparencia”, onde a flauta de Nano Stuven “carrega” a música, mas não se torna um destaque central na canção, aonde vale também prestar atenção nas percussões e no violão de aço. 

A influência da música brasileira é bem ilustrada na canção “Juerga”, onde usam berimbaus em certa parte da música. O mais bacana em “La Luna llena” são os arranjos vocais e o ritmo da canção. Seguimos com “El Guillatun”, música sobre um rito Mapuche que é um tipo de prece. Ainda vale destacar a grandiosa canção “La Semilla”, o tema “Caldera”, a última canção “Tarkeada”, onde os sopros comandam e ainda a interpretação de “Volver a los 17″, canção eternizada na voz de Mercedes Sossa e também gravada por Milton Nascimento. Desde o primeiro post eu disse que não iria incentivar a pirataria, mas esse disco é quase uma peça de museu, então encontrem ele para baixar e desfrutem bastante!"

(https://dizconauta.wordpress.com/2010/12/31/grupo-agua-transparencia-1978/)


Faixas:
01. El Colibri
02. Esperanzas
03. Transparencia
04. Juerga
05. La Luna Llena
06. El Guillatun
07. La Semilla
08. Caldera
09. Baioncito
10. Volver A Los 17
11. Tarkeada


Disco (com estalidos de fundo ocasionais - sem riscos) e capa em ótimo estado.
Edição Original 1978.
Saindo por R$ 50


3 comentários: