quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Ritchie Blackmore’s Rainbow (1975)



"A história do primeiro álbum do Rainbow começou com o lançamento de Stormbringer do Deep Purple em 1974. O guitarrista Ritchie Blackmore discordava dos rumos que a banda estava tomando musicalmente e já avisara que em breve estaria fora da banda. Antes porém, o Deep Purple teria que fazer uma tour para promover Stormbringer, que iria até abril de 1975.

No começo do mesmo ano, Ritchie deu início aos trabalhos em seu primeiro álbum. Segundo o próprio, a inclusão de seu nome (Ritchie Blackmore's Rainbow), se deu por motivos estratégicos. Seria uma forma de saber que aquele tal de "Rainbow" trazia em sua formação o lendário guitarrista do Deep Purple. Para o segundo álbum (Rising) a banda assumiria somente o nome de Rainbow.

Depois de uma seleção de nomes, que incluía Ronnie James Dio para a vaga de vocalista, Ritchie se viu numa encruzilhada. Ronnie, então líder do Elf, que por várias vezes abriu apresentacões do Deep Purple, se recusava a deixar a banda, e só veio a aceitar o convite de Blackmore quando o mesmo aceitou transformar o Elf em Rainbow. Segundo Dio foi uma decisão difícil de ser tomada, já que o Elf depois de muito trabalho, vinha conseguindo um certo reconhecimento da mídia rockeira mundial.

Por fim o Elf, com excessão do guitarrista é claro, viria ser a primeira formação do Ritchie Blackmore's Rainbow. Anos mais tarde Blackmore diria que nunca concordara com essa formação e que ela só existiu por causa de Ronnie James Dio que tinha fortes ligações com seus ex-companheiros do Elf.

As brechas entre os shows do Deep Purple foram usadas para fazer Blackmore's Rainbow no Musicland Studios em Munich na Alemanhã entre 20 de fevereiro e 14 de março de 1975. O álbum viria a ser lançado em junho do mesmo ano, 2 meses depois que Ritchie anunciara oficialmente o seu desligamento do Deep Purple.

Para esse disco não houveram muitos shows ou mesmo uma extensa tour, Blackmore queria o quanto antes se livrar do fantasma do Elf, recrutar novos músicos e entrar novamente em estúdio para gravar o que viria a ser "Rising", isso em abril de 76. Mesmo sendo uma espécie de "tubo de ensaio", "Blackmore's Rainbow" traz uma junta de clássicos, onde podemos citar "Man On The Silver Mountain", "Sixteenth Century Greensleeves", e as belas baladas "The Temple Of The King", "Catch The Rainbow", essa saudada como uma senhora "chupinhada" de "Little Wing" de Jimi Hendrix e uma releitura instrumental do clássico "Still I'm Sad" dos Yardbirds.

No que se refere as críticas, Blackmore's Rainbow não chegou a agradar num todo, mas deu a entender que Ritchie Blackmore não estava nem um pouco a vontade com os rumos funkeados que o Deep Purple vinha tomando nos últimos anos. O Rainbow só viria a ser um grande nome a partir de Rising. Outro mérito desse primeiro álbum foi que o mundo pode conhecer o talento de Ronnie James Dio."

(por Vitão Bonesso, in: http://www.territoriodamusica.com/backintime/?c=20) 




01. Man On The Silver Mountain
02. Self Portrait
03. Black Ship Of The Family
04. Catch The Rainbow
05. Snake Charmer
06. The Temple Of The King
07. If You Don't Like Rock'n Roll
08. Sicteenth Century Greensleeves
09. Still I'm Sad 

Produção: Ritchie Blackmore, Martin Birch & Ronnie James Dio 

FORMAÇÃO:
Ritchie Blackmore: (Guitarra)
Ronnie James Dio: (Vocal)
Mickey Lee Soule: (Teclados)
Craig Gruber: (Baixo)
Gary Driscoll: (Bateria)


Disco e capa (dupla) em excelente estado.
Importado USA.
Edição Original 1975.
Saindo por R$ 90


Nenhum comentário:

Postar um comentário