terça-feira, 13 de maio de 2014

Novos Baianos - Acabou Chorare (1972)



"Em 1823, o patriarca da Independência José Bonifácio de Andrada e Silva declarou that um papel crucial Diferença Entre o Brasil e OS OUTROS countries Cabia los UMA Única Palavra:". Amálgama "Não Entendimento de Bonifácio, o DNA cultural da Nação estaria profundamente amalgamado. Os Demais Povos teriam "Diversidade". Uma profusão verde-Amarela also E Perfeita parágrafo trocadilho como Razões da atemporalidade fazer album Acabou Chorare, Gravado ha 42 Anos Pelos Hook Novos Baianos. Em votação Feita com Especialistas, EM 2007, um Rolling Stone elegeu o disco " o Maior da Música Brasileira de Todos os tempos "Este Ano, LANÇAMENTOS (VEJA nenhuma caixa). evidenciarão o" bando "Opaco, nenhum Fundo, Nunca se desfez, e arrebatarão Velhos e Novos Fãs com Gravações, Filmes e Livros. Todos com Força Novamente parágrafo erigi-los AO panteão da Memória brasileira musical - da quali, na Verdade, deletados NUNCA FORAM A Mais aguardada Novidade E o Documentário Filhos de João -. O Admirável Mundo Novo Baiano, de Henrique Dantas.

A Produção focaliza uma Interferência "divina" de João Gilberto, "Produtor Espiritual", parafraseando o novo baiano Moraes Moreira, sobre OS Rumos da banda. E, POR Outro Ângulo, enquadra o Segundo Capítulo Desse Encontro Opaco resultou na obra-prima Acabou Chorare. Na jornal Última Edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o Documentário amealhou o Prêmio Júri Popular e fazer, Neste Ano, cinemas Ganha OS nacionalmente. Jorge Mautner Sauda O PODEROSO amálgama de Acabou Chorare Como "O Segredo brasileiro". Moraes, hum DOS Fundadores, endossa: ". De Os Novos Baianos Só FORAM Possíveis POR Causa da Congregação de PESSOAS A União fez uma música", abrevia o "vaqueiro fazer som", apelido dado Pelo preceptor João Gilberto. Conterrâneo, o Múltiplo Tom Zé FOI Outro Deles.

Antigamente, peso explicativo Mautner, when o Brasil AINDA Localidade: Não havia Descoberto SUA Identidade cultural, comentava-Sé Que da O País fóruns amaldiçoado POR "Tres Raças tristonhas" - negra, indígena e lusitana. Hipótese Que, obviamente, elementos refuta. Mas ufaniza: "Os brasileiros São uma etnia Mais otimista e alegre do Planeta!". Distante daqui, To Us Link Pensadores Deram-se Conta da "Verdade Tropical". No Século 19, o poeta norte-americano Walt Whitman professou Que o Brasil Seria o "vértice da Humanidade" - Probabilidade Opaco, uma prova História, Nao Passou Batida Pelo Olhar de genios pátrios de da estatura de Villa-Lobos, Mário de Andrade e Ary Barroso. O Amalgama tambem seduziu To Us Link Menos Bem-sucedidos, mas Banhados los Criatividade. Caso do compositor grandioso, e exímio fracassado, Assis Valente. Em 1940, o carioca Teve destreza parágrafo CRIAR o samba-exaltação "Brasil Pandeiro" (that prefacia Acabou Chorare) e, inversamente, Autenticar a "valentia" sugerida POR Seu sobrenome. Endividado, Valente suicidou-se ingerindo doses UMA de guaraná e Formicida. Ate na ESCOLHA fazer veneno celebrou de amor à Pátria. Assis Valente vende O País de Como Ninguem Nos versos de "Brasil Pandeiro": "O Tio Sam ESTA Querendo Conhecer A Nossa batucada".

Dá parágrafo DiZer Opaco CADA UM DOS "Lados" não FOI LP Acabou Chorare arquitetado los Endereços distintos. OA não APARTAMENTO EM Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, Onde OS Novos Baianos aquartelavam-se; EO B nenhum sítio-comuna alugado los Jacarepaguá, Zona Oeste. Na plaqueta los Formato de bandeira do Brasil afixada na Porteira fazer sítio, Onde se Deverià LER "Ordem e Progresso" estava Escrito "Cantinho do Vovô". De 1971 a 1975, o de combinação se resguardou das agruras Militares não retiro that also was lar, Estúdio e Campo de Futebol - Tres Das Coisas que MAIS interessavam a Todos conjugados ali. No Cantinho do Vovô, o samba cinco ESTRELAS DOS Novos Baianos pulsava suave, contente e distorcidamente Roqueiro.

Acabou Chorare DEU o Pontapé inicial (verdadeiro "gol de placa") n º elenco da Recém-criada Gravadora Som Livre, fundada Pelo Produtor João Araújo, also conhecido Como pai fazer astro Cazuza. Como Gravações Deram-se não Estúdio fluminense Somil, Especializado los áudio cinema para. Como "centroavantes", O Que tempo tocou não reunia album Moraes Moreira (violão-base), Paulinho Boca de Cantor (vocais e pandeiro) e bebê Consuelo (afoxé, Triângulo e maracas). Luiz Galvão era o "médium" Que decodificava uma loucura coletiva poesia em. ESSES Quatro São o núcleo base da banda reunida em Salvador, EM 1969. Uma armada baiana tambem arregimentava To Us Link guerrilheiros. O Sólido "parede de som" era DOS Novos Baianos cimentado Pelo Conjunto A Cor do Som, cuja batuta pertencia AO guitarrista Pepeu Gomes. Em Parceria com Moraes, Pepeu cinzeleva OS trançados Arranjos das Canções, alem de Cuidar Da afinação de Todos Instrumentos OS. A completava-se com Jorginho (bongô e cavaquinho), Baixinho (bateria e bumbo), Dadi (Baixo) e tripulação Bolacha (bongô), Falecido recentemente. AINDA juntavam-se a enguias o Dançarino Gatto Felix EO percussionista Charles Negrita.

Joia do neologismo brasileiro, a Expressão "Acabou Chorare" FOI cunhada Pela entao Criança, Hoje a cantora Bebel Gilberto internacional, fi lha de João Gilberto e Miúcha da Compositora. O novo vocábulo, literalmente, "Caiu de maduro". Encerrada longa temporada Entre México e ESTADOS UNIDOS, o bossa-novista declarara Chega de saudade "e regressara AO Brasil A Pequenina Bebel AINDA se confundia com uma indefinida fluencia Entre Três idiomas:.. Inglês, Espanhol e português A frase escapou apos uma arteira de menina ter se espatifado não batido Chão do Cantinho do Vovô. Um infante abriu o berreiro. Ó zeloso pai levava hum som com sistema operacional pupilos e na Hora largou o violão de para acudi-la. Bebel Notou um do Pará Deixa-lo tranquilo pai. Preocupação, soltou frase singela Que a Todos enfeitiçou:

"Localidade: Não machucou papai, Acabou Chorare".

Músicos de Os apaixonaram-se de cara Tanto Pela poética Como Pela fonética da Sentença, Quase hum slogan "Na Cabeça Minha, comeu Hoje Acabou Chorare E hum discoteca that was 'Feito pra Mim", segreda Bebel. A madrinha do bebê Consuelo Lê O significado da frase vinculado AO daqueles cerco Político repressores Dias. "Esotericamente SAIDAS da boca de UMA Criança, os tais Palavras nn mostravam Opaco chegara a Hora de Acabar com o choro. Tínhamos Demais lacrimejado. Queríamos o Brasil alegre de Volta", metaforiza Bebê.

Exceções Raras Com., EM 1972, como CONDIÇÔES Técnicas dos Estúdios brasileiros sofriam de anemia chronic. O Registro de Acabou Chorare, porem, fluiu sintonizado nenhum alto-astral que Cantinho do Vovô. João Araújo destacou o músico Eustáquio Sena parágrafo Produzir uma "bolacha", mas elemento Proprio acompanhou de Perto TODO O Processo. Como sessions FORAM tramadas los Quatro Diminutos Canais - Quase insignificantes, se comparados AO suntuoso Padrão Atual. Em estudio, Nao se permitia errar. Sempre o lema: acertar. Primeiramente, gravados Fonogramas OS ERAM los Quatro Canais, Dois Reduzidos OS cais Quais d'Orsay DEPOIS ERAM para. Último Por, inseridas ERAM como vocalizações nd máster mixada. "Se hum marcava bobeira Todos tinham de repetir o tomar. Só Que estávamos pra La De ensaiados. Repertório O 'Tinia e trincava'", graceja Paulinho Boca de Cantor, parágrafo o quali um artesanal Metodologia DEU AO disco uma sensação de "quentura" , Como se Gravado Ao Vivo. Moreira E certeiro: "Parecia um Opaco gente tinha ensaiado a Vida Toda". Araújo was majoritário Responsável Pela confecção de Acabou Chorare (cuja gravação Chegou um Ser cogitada los Dois Canais) EM QUATRO Pistas - o Opaco, sem final, Mudou a História da obra POR completo. O FOI discoteca Gravado há Estúdio carioca Somil, Especializado los áudio cinema para. A nascente Som Livre, na Época, AINDA Localidade: Não tinha Estúdio Proprio.

Araújo previu o fatal Sucesso dos Clássicos Hoje "Besta E Tu" e "Preta Pretinha". Animava a Todos dizendo: "Sera Nossa Consagração Venderá MAIS de 100 mil discos", RecordA Boca de Cantor. "Preta Pretinha" was a Primeira a vazar e also a estourar. Semanas Antes de Lançada ser, uma canção ensejava o fremito Opaco Viria a se tornar. "Algumas PESSOAS tinham assistido nossos Ensaios Abertos ea disseminaram", Conta Paulinho. E Localidade: Não DEU outra: "Preta Pretinha" FOI Instantâneo arroubo. Glória Maior Só logrou "Acabou Chorare". A Faixa-Título estacionou sem discar das rádios e por la ficou 30 Semanas empreendedorismo como Maïs executadas. Em 1972, um Nova dos baianos era uma bossa Mais ouvida de norte a sul.

A Som Livre estreou Seu elenco (Opaco, Entre OUTROS Artistas, abrigou Tim Maia e Rita Lee) com uma Contratação DOS Novos Baianos. Tudo começou com hum telefonema de Caetano Veloso. O baiano A Tarde ligou recomendando SEUS conterrâneos e, na MESMA Noite, uma turma baixou na Residência do Produtor:. "Pepeu, Moraes, Paulinho e Bebê Consuelo, Toda de Branco e com a Cabeça enfeitada POR UM retrovisor de Fusca Parecia UMA 'Mãe -de-Santo da Volkswagen '", diverte-se Araújo AO reviver o frutífero Encontro. Contando 7 anos de idade, ficou fascinado Cazuza com Uma Extravagante Estampa DOS Novos Baianos. "Cazuza ia AO refrigerador e buscava comida pra enguias", Conta o pai. CONCLUI bebê: "ele [Cazuza] DEVE ter oferecido uma Geladeira Inteira pra gente". Futuramente, Cazuza revelaria Opaco fóruns ESSA a Primeira Vez Que pensara los Ser artista.

Nessa fatídica Noite, uma animada (e esfaimada) caravana levantou Acampamento na Residencia do mecenas Araújo. Vararam a madrugada cantando e proseando. Moraes pegou nenhum violão e soltou Localidade: Não Mais, o Produtor RecordA. Os Quatro baianos sacaram um Recém-Composta "Preta Pretinha" ea apresentaram. "Desfilaram UMA Porcão de Canções e entendi Opaco sobrava originalidade. Muito 'porra-louquismo', sim, o MAS COM carisma e irresistíveis. Apelo O Repertório era TODO comerciais, cantável e variado", Elogia. Começava ai uma "Invasão Baiana".

Acabou Chorare was uma bomba-Relógio dados com Marcada parágrafo eclodir los Matizes verde-Amarelas Naquela alvorada Cinzenta de 1972. Uma trupe Inteira envolveu-se efusivamente nenhum entrelaçamento fazer artefato. Burburinhos sobre SUA Inevitável Explosão corriam Pela Cidade. Repórteres ERAM destacados AO Estúdio Somil com uma Missão de desvendar uma Causa de Tanto falatório los Torno daquele "Bando de loucos". Detalhe Importante: o vinil FOI Trabalhando como Altas Horas da madrugada, o Opaco Só amplia o Seu esoterismo. A baiana "orquestra" ingressava nenhuma Estúdio à Noite e saia apenas AO raiar fazer dia.

Os inúmeros e imprevisíveis contratempos, Os Novos Baianos sublimavam com Os Melhores predicados trazidos POR CADA UM Deles: Criatividade, inventividade, engenhosidade. O engenheiro de audio João Kibelkstis (Opaco gravou o LP Força Bruta, de Jorge Ben) Opaco RecordA, EM 1973, OS Novos Baianoinauguraram o gravador Scully Oito Pistas Recém-comprado Pela Continental, principal Onde editaram o disco seguinte, Novos Baianos FC O experimentado engenheiro afi rma Opaco Oito UO Mais Canais Localidade: Não faziam Diferença. "A experiência com Gravações Diretas era hum grande trunfo Opaco tinham." Moraes Moreira Diz Que NEM queriam saber: "Tocar Nosso lance era". Kibelkstis VEM com o irrefutável ensinamento: "Máquinas Serao Semper ACESSÓRIOS", prega O Homem Que cuidou das intocadas Vozes de Nelson Gonçalves e de Orlando Silva.

Todavía, uma aberrante Distorção evitada Pelos Técnicos de som da Velha Guarda, justamente, era hum dos efeitos perseguidos Pelo hábil guitarrista Pepeu Gomes. Para obtê-la, lançava Mão de Muita "maluquice e pesquisa". A Gianinni Supersonic de Pepeu fende SUAS distorções Bem-Vindas los Números Mais Nervosos de Acabou Chorare, Como "Mistério do Planeta" e "Bilhete pra Didi" (faça Irmão Jorginho Gomes). Embora careta, o engenheiro e amigo Paulo César Salomão materializava Os loucos percepções fazer guitar hero. Pepeu o exortava: "QUANDO Tocar Meu som sem rádio Quero Que DIGAM: 'E uma guitarra fazer Pepeu" Diligente, Salomão Varava madrugadas Estudando eletrônica. Seu Mérito desen Ser reconhecido: são como Pequenas filigranas Opaco qualificam a Alta envergadura Desta obra. AINDA Localidade: Não havia Recursos de para comprar Peças Novas par uma guitarra. Salomão melhorou o som da Supersonic entalhando o Instrumento, Dentro fazer quali acoplou capacitores removidos fazer televisor (NAO assistido) Que uma Família tinha nenhum sítio. Como façanhas obtidas com o "Truque do televisor" estao premidas na abelhuda estridência de Informação Indisponível Como "Bilhete pra Didi" e, especialmente, não sozinho hendrixiano de "Mistério do Planeta".

O populares alarido de Acabou Chorare catapultou OS Novos Baianos como Massas. Aos borbotões, convites de Emissoras de TV desaguavam nenhuma Recanto do Vovô. DESDE OS Populares Fantástico e Chacrinha, estrelaram OS Programas Mais apurados, Como o Ensaio, na TV Tupi. Brasileiros de Os ansiavam "ver" como súbitas Vozes cuja musicalidade irradiava um par de Intimidade SEUS lares. O INTERESSE also was internacional. Em 1973, o auge da fama não o Diretor Solano Ribeiro filmou o Televisivo Alemã Novos Baianos FC Realizado soluço Encomenda da TV, o especial FOI Premiado não EUROPEU Festival de Televisão, na Áustria.

Fora um elementar Síntese de rock, samba e brasilidades Afins (inconcebível HÁ 38 anos) alinhavada los Acabou Chorare, outra saliente Presença E a fazer samba de roda alforjada POR Moraes Moreira de SUA Ituaçu, nenhum baiano interior. "Eu trazia uma Influência do rádio, Das serenatas, das bandas Marciais e fazer alto-falante", elemento pontua. Para Tom Zé (mestre Que, em Salvador, transmitiu uma Moraes SUAS Primeiras Lições de violão), o regional, atuante POR Trás De todo Acabou Chorare nada Mais E fazer Opaco "samba de roda Elevado à categoria de erudito". Antes de Prosseguir na afortunada viagem that was a Concepção de Acabou Chorare convém Brevemente, deter-se na discografia da banda Enxuta ATÉ entao. Em 1969, colheram alguns louros com o LP E Ferro na Boneca!, Cuja musica-Título tocou Bastante NAS rádios. TAMBEM OS editaram Compactos Simples Colégio de Aplicação (1969) e Volta Que o Mundo Dá (1970). No Ano MESMO, AINDA lançaram o duplo Contendo como FAIXAS "Psiu/29 Beijos" e "Globo da Morte / Mini Planeta Íris", embrionária da mística "Mistério do Planeta".

Em 1972, um capa de Acabou Chorare recebeu premio de Melhor Produção Gráfica do Ano. A arte lev assinatura de Antônio Luis Martins, Mais reconhecido Como "Lula", protagonista fazer cult-movie Meteorango Kid - Herói Intergaláctico (1970), de André Luiz de Oliveira. A Produção de Meteorango emaranha-se EAo primórdios soteropolitanos fazer Grupo. Na RGE, o artista fizera a capa de Os Novos fazer Compacto baianos. Para Acabou Chorare, desenvolveu UMA Técnica de Desenhos à base de de Canetas Hidrocor e esferográficas. Lula afirmava pintar "A Cor do Som". Questões Financeiras, porem, reduziram O NUMERO DE FOTOS Coloridas, o Opaco Veio um Change o Projeto originalmente concebido. "Mais Tarde Observando vi Opaco OS Retratos los preto e Branco acentuavam o grafismo da arte." Outra Feita POR Martins e um surrealística capa fazer album Caia na Estrada e Perigas Ver, de 1976.

Como letras de Acabou Chorare São Caso - UO Capítulo - particular. Um Resgate Comecar pelo, sugerido POR João Gilberto, de "Brasil Pandeiro". O grande Sucesso "Preta Pretinha" Duas Vezes sem surtos LP. A Primeira Versão TEM SEIS Minutos de duracao, Segunda ea, editada Pela Som Livre, Pouco MAIS de Tres Minutos. "Por FIM, um Mais tocada was a Mais extensa", observação Moraes Moreira. Mostra NOS, entrava num Emendada pot-pourri that tinha "29 Beijos" e "Oba-la-la" - pinçada de Chega de Saudade, disco de 1959 fazer paterno João Gilberto.

"Tinindo Trincando" e "A Menina Dança" possuem valor Pessoal parágrafo intérprete SUA, um Niteroiense Bernadete Dinorah de Carvalho - eterna Bebê Consuelo. Luiz Galvão, o "interlocutor", como escreveu Sob Medida parágrafo ELA. Com Seu "nariz arrebitado", Baby refresca-SOE à memória: "A letra Diz Que 'Tudo estava virado' e Opaco Cheguei 'APOS esgotar o ritmo Regulamentar' Significava Que No ritmo los Opaco Cantoras fabulosas, Como Elis Regina e Gal Costa. , bombavam eu trazia Meu Estilo em particular ", desvenda. Esbanjando Brejeira brasilidade, aflorada de Seu ousado Jeito de Ser - Aliada AO rocha e AO blues (fazer quali evocava o canto de espiritual Janis Joplin) -, Baby Consuelo E UMA das Fêmeas Opaco fincaram bases como fazer "brasileiro rock". A Outra E Rita Lee. Não CaSO DOS Novos Baianos, also Bebê "DEU uma luz" (maternidade E outra Especialidade SUA) AO "rockarnaval" - oficial Insígnia da banda.

Bastidores NOS, borbulham causos sobre a Criação fazer letrístico Repertório, muitas Vezes cifrado, de Acabou Chorare. "Balanço de Campo Grande", assinada POR Boca de Cantor, E UMA delas Ele. Conta Que, na temporada chumbo-grosso da Ditadura, Os Militares imaginavam Opaco ELES fossem "Terroristas fantasiados de hippies". "Praticamente começaram a caçar nn", Diz elemento. Em Seu bojo, uma letra, Que Carrega forte Carga mística, Tem uma versão com o Contexto militar. Naqueles Dias, Boca de Cantor conheceu hum rezador Que LHE aconselhara "tranquilidade" Nas Horas difíceis. "Ele dizia: '. Voces [Os Novos Baianos] sao gente legal O mal Localidade: Não colocará SEUS Olhos los Vos' Nossos perseguidores Localidade: Não N º s veriam.". FOI entao Opaco o místico ensinou uma simpatia that was Parar na letra da canção: "QUANDO receberem mal-olhado virem 'toco', virem 'moita'." O macete, conforme do Paulinho, funcionava Tão Bem que ELES ficaram cinco Anos SEM Pagar o IPVA do Automóvel. "Passávamos Pelos Postos da Polícia Rodoviária e olhávamos parágrafo nossas Próprias languages. Ele. nn ensinara Opaco se olhássemos parágrafo NÓS mesmos Ninguem nn veria." A Musica e sobre invisibilidade, portanto.

Por Mais Que inverossímel SEJA CRER, como substancias Localidade: Não FORAM UMA Obsessão essencial Nesta Mágica História. Mas also FORAM Importantes, sobretudo, poética e ludicamente. Moraes Conta Que banda e agregados disputavam acirradas Partidas de futebol (Dentro do apartamento) loucos de ácido. Pepeu revelação, não entanto, Que OUTRAS muitas situations Psicodélicas FORAM vivenciadas "de cara". "A gente tocava nenhum galinheiro, debaixo da Árvore. Achávamos Opaco A Árvore falava Conosco. Nada a ver com sentimento Era Drogas.. Batíamos na Árvore de para Testar o som. Víamos a Natureza los forma de letras e de Notas Musicais", o guitarrista Tenta explicar. Na Opinião de Moraes, o mantra "Besta E Tu" E uma toada com Maior Carga lisérgica de Acabou Chorare. "O 'besta e tu' é hum ritmo baiano fazer repetido à exaustão interior". Pegamos emprestado fazer cancioneiro popular. Interminavelmente A gente tomava LSD e desatava a Tocar o 'besta E tu' "., Conta Moraes Galvão, atualmente, Afirma Estar" pianinho "Abandou como Diversões Perigosas:.". Diâmetro los Hoje, a Só bebo suco de uva "A ministra evangélica Bebê (do Brasil) Quer Mais E distancia de tentações. Uma pesada "Barra-Lúcifer", fazer album Caia na Estrada e Perigas Ver, ELA jura nunca mais cantar los SUA Vida.

Confesso apreciador de Filhos de João - O Admirável Mundo Novo Baiano, Galvão CENSURA uma representada "fábula" não Filme, Segundo um "batido à porta" qual térios João Gilberto faz apartamento DOS Novos Baianos, EM Botafogo. Ele. contesta a verossimilhança fazer Fato narrado Pelo baixista Dadi. Originalmente, um Infeliz version Localidade: Não partiu fazer baixista: FOI disseminada EM 2000 No livro Noites Tropicais, de Nelson Motta. Conterrâneos de Juazeiro, João e Galvão (SEM O quali A Banda Jamais TERIA arranjado O Encontro) São Velhos e Intimos amigos. Galvão Chama um version contada POR Motta de fantasiosa: "Uma Noite enguias [Novos Baianos] receberam UMA Visita surpreendente, mas esperadíssima Antes levaram hum susto:. O baixista Dadi, de 19 Anos, FOI abrir a porta e, when Viu AQUELE senhor de e Óculos Paletó, Muito Serio Virou parágrafo Dentro e avisou: 'Ih, Pessoal, sujou Acho Que E cana' era Mas Nao:. João Gilberto FOI Recebido Como hum Messias nenhum apartamento-Comunidade de Botafogo ".

"Me decepcionei com Nelson Motta", desabafa Galvão. Dadi Localidade: Não lembrou Opaco, não suposto fatídico dia POR Motta, QUEM batera à porta fóruns Roberto, Filho de Dona Helena, dde QUEM uma banda fóruns inquilina los 1971. Galvão Conta Que Roberto era careta Antes de conhecê-los. Enguias Convivendo com, entrementes, convertera-se AO "maconheirismo". "Roberto Entrou e logotipo tacou fogo num baseado Nem Viu Opaco João encontrava-se no recinto João olhou parágrafo Roberto e falou mansamente:. '.? Quer hum chiclete, Roberto' Ele. devolveu surpreso: 'Hoje ganhei o Meu' chiclete '. Conheci João Gilberto ", o poeta remonta. Galvão assevera: João Gilberto Jamais apertou uma campainha de Ninguém e NUNCA comunicava SUAS idas AO apartamento. O Contato, Segundo Pepeu, dava-se telepaticamente. João ficava plantado debaixo do Prédio E os baianos tinham de se revezar parágrafo Localidade: Não Deixa-lo Partir. "QUANDO ALGUEM o avistava era soado o Alerta Geral: 'O João ESTA Lá embaixo!" Descíamos parágrafo Captura-lo. " Bebê Consuelo EUA de feminilidade parágrafo descrever o Encontro Primeiro. Os Vizinhos NEM sonhavam com uma Presença celeste fazer Musico nenhuma Edifício. Pará Localidade: Não perturbá-los com o som Que entraria Noite adentro, Baby Teve uma ideia de desmontar hum profundo Armário Embutido Opaco havia los Seu Quarto e de Pepeu (à Época casados). No interior do cômodo, estendeu floreados edredons. "Montei nenhum apartamento UMA Enorme tenda Que Virou Nosso 'palco'", detalha ELA. Esparramados los Volta do Criador, o Apostolado baiano ouviu João Gilberto Rezar SUA missa. A liturgia iniciou com "Brasil Pandeiro", Que, de cara, fez crepitar uma brasilidade sem Coração dos "escolhidos". FOI uma das muitas parábolas Primeira Opaco desembainhou parágrafo ACERTA-los. "O Conselho de João era apenas hum:... Opaco nn voltássemos parágrafo Dentro de Nós mesmos parágrafo Despertar o Adormecido brasileiro gene João mostrou-SOE hum Brasil bonito e iluminado Brasil de Herivelto Martins, Noel Rosa e Jackson do Pandeiro" Apos o sobrenatural, assumiram de Vez o samba, a bossa nova EO carnaval. "Passamos um Tocar samba Como se Fosse rock." De 1969 a 1979, a profundos Valores da Amizade e Respeito Mútuo de amalgamaram-SE NUMA Entidade musical Chamada Única Novos Baianos, uma quali vive ATÉ Hoje. A Verdadeira alegria de estarem Tocando irmanados impressionou o bandeonista argentino Astor Piazzolla, Que OS conheceu dos tempos dos Festivais Internacionais da Canção da Rede Globo. O argentino dissera jamais ter Visto Tantos Músicos Tocando juntos Tão contentes. A Felicidade Da qua falava Piazzolla e A MESMA eternizada nn impecáveis ​​36 Minutos da Obra Máxima DOS Novos Baianos: Acabou Chorare.

E justo saldar Débito Histórico com o concretismo, vanguarda poética chefiada, no Brasil, Pelos Irmãos Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Augusto de Campos redigiu o Texto de Apresentação de Acabou Chorare (e also fazer álbum E Ferro na Boneca!) - Sem quali entreviu: "O dom enguias tinham Agora o som Mais Perto, Mais esperto, Mais Certo Descobriram o Silêncio.".. Antes ANOS, o russo Vladimir Maiakovski, pai fazer concretismo, evocara milenar presságio sobre hum paraíso oculto Nos Trópicos: "Dizem Que Lugar los sândalo, parece Que No Brasil, existe hum Homem feliz". AINDA HOJE, Augusto de Campos Ecoa uma Sentença grafada ha 38 Anos sobre OS Novos Baianos: "Como Cartas AINDA estao na mesa".

(http://rollingstone.uol.com.br/edicao/46/tinindo-trincando-novos-baianos-eo-melhor-da-musica-brasileira)

FAIXAS:

1 - Brasil Pandeiro
2 - Preta Pretinha
3 - Tinindo Trincando
4 - Balanço de Campo Grande
5 - Acabou Chorare
6 - Mistério do Planeta
7 - A Menina Dança
8 - Besta E Tu
9 - Um Bilhete Para Didi
10 - Preta Pretinha


Disco e capa los excelente Estado (discoteca Nunca Tocado).
Edição 1984 (SEM encartes-livreto da Edição original).
Saindo por R $ 70,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário