terça-feira, 1 de abril de 2014

Jeff Buckley - Grace (1994)



"Numa época em que as guitarras grunge e camisas quadriculadas eram a trilha sonora para a angústia, as melodias delicadas e a sensibilidade estética de Jeff Buckley o colocavam num mundo à parte. Tendo saído da cena vanguardista de Nova York no início dos anos 90, Buckley - cujo pai era um herói do folk do final da década de 60 - gravou o seu primeiro EP comercial de quatro músicas, Live at Sin-É, no café de mesmo nome no bairro boêmio East Village. Antes de ser lançado pela Columbia no outono de 94, Buckley e os seus músicos já tinham gravado seu primeiro LP de estúdio, Grace.

O disco é uma ode em 10 músicas dedicadas à saudade, à perda e à absoluta impaciência do homem  nos momentos difíceis. As letras são melancólicas, mas o álbum escapa de ser excessivamente sentimental graças ao tom otimista dos vocais de Buckley e aos reconfortantes arranjos musicais. "Last Goodbye" é insuportavelmente triste e é acompanhada por cordas capazes de dilcerar o mais frio e duro dos corações. Ao mesmo tempo, "Corpus Christi Carol", de Benjamin Britten, deixa Buckley solto para demonstrar a flexibilidade de sua voz, que alcançava várias oitavas. Uma boa ironia presente no trabalho de Buckley é o fato de que músicas pensadas para locais minúsculos com acústica pobre soam enormes e gloriosas neste álbum de estreia impressionantemente maduro. A sua versão de "Hallelujah", de Leonard Cohen, demonstraram tanta autoconfiança que ficamos pensando quem gravou a primeira versão...

Grace tornou-se um álbum clássico e tanto críticos como os músicos elogiaram a genialidade musical de Buckley. Mas infelizmente o futuro brilhante que todos prediziam nunca veio: Jeff Buckley afogou-se em maio de 1997, aos 30 anos, deixando um legado musical tragicamente curto, mas de importância vital."

(resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer")




Disco e capa em excelente estado - impecáveis. 
Importado USA. Edição 2010.
"Premium - Vinyl Pressing - HQ-180 gram high quality"
Saindo por R$ 100,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário