sábado, 26 de abril de 2014

Crosby, Stills, Nash & Young - Déjà Vu (70)


"Para seu segundo álbum, David Crosby (ex-Byrds), Stephen Stills (ex-Buffalo Springfield) e Graham Nash (ex-Hollies) chamaram o amigo Neil Young, que tinha acabado de lançar After the Gold Rush, um dos seus trabalhos mais importantes.

Foram quase 800 horas de gravação, em circunstâncias nada auspiciosas. A namorada de Crosby, Christine Hinton, morreu num acidente de carro em setembro de 1969 - e ele não se recuperou buscando consolo na heroína. Bebidas e cocaína abundavam no estúdio; o grupo brigava o tempo inteiro - o bem humorado Young vivia ausente - e Nash foi forçado a assumir o papel de pacificador. De algum jeito eles acabaram fazendo uma obra-prima que captou o espírito da cultura da Costa Oeste dos EUA no início dos anos 70.

"Carry On" é uma maravilha camaleônica, com harmonias arrepiantes, uma das melhores músicas já feitas para curar ressaca na manhã de domingo. "Our House" e "Teach Your Children" comprovam o dom de Nash para fazer melodias simples e cativantes. "Almost Cut my Hair" traz Crosby em sua luta contra o autoritarismo, com sua voz gutural em contraponto às harmonias vocais puras, características do grupo. A majestosa "Helpless" é a homenagem de Young aos amplos espaços abertos de seu Canadá natal, enquanto "Country Girl" é um peça admirável, com arranjos ambiciosos.

Com seus vocais incomparáveis, sua dinâmica musicalidade e perfeita carpintaria das canções, não é de admirar que o álbum tenha sido catapultado ao primeiro lugar nos EUA."

(resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir antes de Morrer")

Disco em ótimo estado.
Capa em muito bom estado, com um pouco de desgaste.
Edição Brasileira 1977.
Saindo por R$ 40,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário