segunda-feira, 31 de março de 2014

David Bowie - Aladdin Sane (1973)



"O camaleão do rock não mudou de cores entre o revolucionário Ziggy Stardust..., e Aladdin Sane, de 1973 (sua tentativa de quebrar as resistências do público americano). Ele inda era a mesma estrela infantilizada do glitter-rock, "making love to his ego", como dizia em "Ziggy Stardust".

Composto em boa parte durante a turnê de Bowie pelos Estados Unidos em 1972, Aladdin Sane começa onde Ziggy parou e conta as memórias brutais da ascensão meteórica de um artista de rock ao estrelato. O desespero e a demência escorrem pelas faixas, enquanto o personagem central luta para, em meio ao estupor de drogas e álcool, encontrar algum tipo de revelação e, talvez, se redescobrir. O novo personagem não provoca a mesma empatia que Ziggy, mas o álbum provou suas qualidades, graças a músicas cativantes como "Panic in Detroit", "Time" e "The Jean Genie".

Como em Ziggy, o guitarrista Mick Ronson é uma estrela também neste álbum. Ele se atira à guitarra, no estilo de Keith Richards, na sensacional faixa de abertura, "Watch that Man", e parece o godzillla visitando Suffragette City na malvada "Panic in Detroit". O produtor Ken Scott, que foi o engenheiro de som de Magical Mystery Tour e White Album, dos Beatles, vai da sofisticação da faixa-título ao rock obsceno de "Cracked Actor".

O teclado de Mike Garson enfeita a faixa final, a arrepiante "Lady Grinning Soul", enquanto a melodramática leitura de Bowie de "Time" é o verdadeiro hino do álbum. O único ponto fraco do disco está na interpretação equivocada de "Let´s Spend the Night Together", dos Rolling Stones."

(resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer")

Disco em ótimo estado. Capa em muito bom estado (com envelhecimento natural de uma edição original de 1973).
Edição Brasileira, original 1973.
Saindo por R$ 50,00





Nenhum comentário:

Postar um comentário