sábado, 4 de janeiro de 2014

Triumvirat - Spartacus (75)



"Trata-se de um álbum conceitual. A temática gira em torno da vida de Espártaco no cenário da Roma Antiga. A sequência das faixas é a ordem cronológica dos fatos: desde o início da rebelião à morte de Espártaco.

01. The Capital of Power (3:13)
O álbum se inicia com uma faixa instrumental que, pelo título, traduz-se no Poder de Roma, centro de um dos maiores impérios da antiguidade. Espártaco era um mercenário trácio contratado para defender o exército romano. Entretanto, Espártaco desvinculou-se do ideal de Roma e desertou-se das tropas romanas. Como punição ele foi reduzido a escravo.

02. School of Instant Pain (6:22)
Proclamation (Proclamação)
Lêntulo Batiato era um lanista (treinador de escravos e gladiadores) e dono de uma Escola de Gladiadores em Cápua, na Itália. Ele enviava mercadores para comprar escravos e traze-los para sua escola. Chamou a atenção de um de seus mercadores o vigor físico de Espártaco. Ele comprou Espártaco e o levou à Cápua, onde ficou preso com outros escravos destinados a serem treinados.

Diante dos escravos, Espártaco proclamou-se seu guia e assumiu o compromisso de derrubar a barreira da miséria e juntos construírem uma terra melhor.

The Gladiator's Song (A Canção do Gladiador)
Espártaco narra que era treinado para matar o oponente com uma espada, lança ou mesmo com as próprias mãos. Na arena, o público se acomodava na primeira fileira para assistir ao espetáculo protagonizado por escravos tomados pela raiva. Os escravos não tinham chance de se libertar. Eles estavam condenados a lutar pela eternidade.

Roman Entertainment (Entretenimento Romano)
O anunciador do espetáculo orienta Espártaco antes dele entrar na arena. Ele diz para Espártaco não pensar muito em sua segurança porque não há escolha: está condenado a ir para o inferno de todo jeito. Há muitas pessoas no público esperando pela luta, então é melhor não hesitar quando o sino for tocado. É a chance de Espártaco mostrar sua bravura e, se conseguir voltar vivo, há mais uma grande luta marcada para o dia seguinte.

The Battle (A Batalha)
O instrumental então traduz a batalha entre Espártaco e seu oponente diante dos romanos.

03. The Walls of Doom (3:56)
"As paredes da desgraça" traduz o momento em que os escravos são recolhidos para as celas. Eles são mantidos presos a espera do próximo combate mortal.

04. The Deadly Dream of Freedom (3:53)
Durante toda a noite, Espártaco conta que ele e os outros escravos permaneceram acordados e observaram a sombra do amanhecer de suas celas. Então Espártaco diz que tem o sonho de mudar essa situação e conta com a esperança de seus companheiros para ajudá-lo a concretizar esse ideal.

E foi assim que Espártaco e seus homens se rebelaram contra os maus-tratos recebidos. Eles se livraram das correntes e bolas que os prendiam e, armados apenas com facas de cozinha, mataram os guardas da escola de gladiadores. Eles levaram as armas do local e fugiram.

05. The Hazy Shades of Dawn (3:08)
"As sombras nebulosas do amanhecer" traduz o momento da fuga de Espártaco e outros escravos.

06. Burning Sword of Capua (2:41)
Logo ao saberem da fuga dos rebeldes, foram enviadas tropas locais de Cápua para capturar os fugitivos. Nesse confronto, os homens de Espártaco saíram vitoriosos e levaram consigo as armas dos derrotados.

07. The Sweetest Sound of Liberty (2:35)
Espártaco e seus seguidores adquiriram experiência em combate na escola de gladiadores e se mantiveram unidos por uma causa comum: a busca da liberdade para construir um mundo sem ódio e medo. Após a vitória sobre as tropas locais de Cápua, muitas pessoas aderiram à causa de Espártaco. O fortalecimento dos homens de Espártaco fez com que Roma enviasse expedições para conter o avanço dos revoltosos.

08. March to the Eternal City (8:46)
Dusty Road (Estrada empoeirada)
Espártaco e seus incontáveis homens estavam a caminho de Roma. Seus homens estão armados e confiantes na vitória. O primeiro confronto aconteceu contra os 3 mil homens da primeira expedição enviada por Roma.

Italian Improvisation (Improviso Italiano)
Trecho instrumental que traduz o momento da batalha entre os romanos e o os homens de Espártaco.

First Success (Primeiro Sucesso)
Espártaco vence o primeiro confronto e seus homens seguem confiantes de que a vitória sobre Roma está próxima.

09. Spartacus (7:37)
The Superior Force of Rome (A Força Superior de Roma)
As vitórias de Espártaco estavam incomodando Roma. Foi designado o general Marco Crasso (o mesmo que posteriormente formaria o Primeiro Triunvirato - origem do nome da banda?) para esmagar a revolta dos escravos lideradas por Espártaco. O descanso da última batalha vitoriosa dos homens de Espártaco não duraria muito tempo, pois a batalha decisiva contra os homens de Crasso logo se iniciaria.

A Broken Dream (Um Sonho Partido)
Pompeu, um general romano, estava regressando a Roma com seus homens, após sufocar com sucesso uma revolta na Hispânia. O Senado romano aproveitou-se desse fato e o ordenou a desviar seu caminho para o sul, local onde estava ocorrendo a batalha de Crasso e Espártaco. Para que a glória em derrotar os rebeldes não fosse atribuída a Pompeu, Crasso decidiu acabar rapidamente com os homens de Espártaco. A chegada dos reforços romanos e a pressão das tropas de Crasso fizeram com que os homens de Espártaco divergissem sobre o que fazer. Ao ver seus homens desorientados e a derrota iminente, Espártaco tentou chegar a um acordo com Crasso em vão. Sem escolha, Espártaco lançou-se ao combate até a morte. Seis mil escravos sobreviventes foram crucificados como punição pela rebeldia.

A letra e o instrumental agitado descrevem o momento em que os escravos lutavam. Então o instrumental muda e a letra ressalta o valor de Espártaco ao se levantar com garra e derrotar todos os inimigos ao seu redor. Retorna o instrumental agitado e é dito que os soldados percebem que precisam de mais homens para derrotar Espártaco. Eles deixam o local por um tempo. O instrumental novamente muda e Espártaco pondera que, embora tenha vencido naquele momento, seria muito difícil sair vitorioso dessa guerra. Todos os sonhos almejados por ele e seus amigos se foram. Não há chance de se libertarem. O instrumental agitado anuncia que milhares dos homens de Espártaco tiveram sua morte escolhida pelos romanos entre serem crucificados ou devorados por leões. Eles foram vítimas de uma era muito cruel. O instrumental muda e conclui que a glória e a riqueza de Roma foram conquistadas sobre os ombros dos escravos. Espártaco esteve próximo de mudar essa história, mas foi tudo em vão. Haverá mais sangue e dor.

The Finale (O Final)
Trecho instrumental que traduz a vitória dos romanos sobre a rebelião dos escravos liderada por Espártaco. Esse evento ficou conhecido como Terceira Guerra Servil que ocorreu no sul da Itália entre os anos de 71 a.C. e 73 a.C."

(http://progresenhas.blogspot.com.br/2011/10/triumvirat-spartacus.html)


Disco e capa em ótimo estado.
Edição Brasileira Original de 1975.
Saindo por R$ 30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário