sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

The Smiths - Hatful of Hollow (84)



"Velho favorito, um dos discos mais importantes e ouvidos em toda minha vida. Não é o preferido dos fãs, mas ao ouvir "Heaven Knows I'm Miserable Now", "How Soon Is Now" e "Reel Around The Fountain", nunca mais me recuperei. Sua origem bizarra - 10 das 16 músicas foram realizadas em programas de rádio - e o fato de várias canções do álbum de estréia estarem aqui com arranjos diferentes o faz soar com um mero caça-níquel. Apesar de um certo caráter mercantilista, "Hatful of Hollow" permanece com um importante marco na carreira da banda, o segundo disco em menos de um ano e a consagração da banda independente mais importante da história, superando nomes como Joy Division, New Order, Cocteau Twins, entre outros. 

E além de tudo isso, a música - implacável, perfeita, angustiada - foi um perfeito complemento de uma geração perdida e que fez dos Smiths um dos mais importantes porta-vozes contemporâneos, comparáveis a Lennon & McCartney e Jones & Strummer. Quem ouviu e viveu esse período sabe: depois deles, nada mais soou da mesma forma.

Ele foi o primeiro disco da banda a sair no Brasil, precedido pelo single "The Boy With The Thorn In His Side", que, aliás, não fazia parte desse LP. 

A banda entra em estúdio para começar a graver o próximo disco que seria Meat Is Murder, até que a Rough Trade resolva capitalizar nesse meio-tempo com Hatful of Hollow.

O mote para o LP foi aproveitar as gravações feitas nos programas dos radialistas John Peel e David Jensen na Radio 1 da BBC. Dez das 16 composições foram concebidas desta forma (veja as datas de transmissão abaixo), além de músicas só lançadas em compactos e canções inéditas.

Apesar do sucesso da empreitada, alguns acusaram a gravadora e a banda de oportunismo, o que Morrissey veementemente discordou: "é um bom lançamento, já que várias pessoas me escrevem pedindo para que fizéssemos uma coletânea de nossas apresentações em rádio e reunião dos compactos. Não sei o motivo de tanta gritaria."

A verdade é que o disco é um apanhado e o final da primeira fase dos Smiths. Músicas mais leves, simples, curtas, típicas pop-songs.

Além de "Heaven Knows I'm Miserable Now", talvez o maior destaque seja "How Soon Is Now?", em que um belo solo de guitarra no início e uma letra torturada que dizia: "Eu sou o filho/e o herdeiro/ de uma timidez criminosamente vulgar/Eu sou o filho e o herdeiro/ de nada em particular/ Cale sua boca/Como você pode dizer/ Que faço as coisas da maneira errada? Eu sou Humano e preciso ser amado/ Como qualquer um".

(http://www.beatrix.pro.br/mofo/smiths02.htm)

Faixas do disco

1 - William, It Was Really Nothing 
2 - What Difference Does It Make? (1) 
3 - These Things Take Time (3) 
4 - This Charming Man (2) 
5 - How Soon Is Now? 
6 - Handsome Devil (1) 
7 - Hand In Glove 
8 - Still Ill (2) 
9 - Heaven Knows I'm Miserable Know 
10 - This Night Has Opened My Eyes (2) 
11 - You've Got Everything Now (3) 
12 - Accept Yourself (4) 
13 - Girl Afraid 
14 - Back To The Old House (2) 
15 - Reel Around The Fountain (1) 
16 - Please, Please, Please, Let Me Get What I Want

(1) - Tirado do Programa John Peel Show, da BBC Radio 1, dia 31/05/83 
(2) - Tirado do Programa John Peel Show, da BBC Radio 1, dia 21/09/83 
(3) - Tirado do Programa David Jensen Show, da BBC Radio 1, dia 04/07/83 
(4) - Tirado do Programa David Jensen Show, da BBC Radio 1, dia 05/09/83


Disco e capa em excelente estado.
Edição Brasileira de 1986.
Saindo por R$ 40,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário