segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pixies - Bossanova (90)



"Não é Bossa Nova, veja bem. É Bossanova, terceiro álbum de estúdio dos Pixies, lançado em 13 de agosto de 1990 e faz hoje, portanto, 23 anos.

Pixies, você sabe. Um dos precursores do rock alternativo dos anos 90, que mesmo tendo passado por um longo hiato desde 93 (durou onze anos), fazem parte do seleto grupo cujas composições ganham ainda mais força nos anos posteriores ao seu rompimento.

Influenciaram nomes como Nirvana, Radiohead, U2, David Bowie, Weezer, The Strokes, Pavement e até o brasileiro Cícero. Não poderíamos deixar de comemorar, não é mesmo?

Em algum lugar orbital entre o clássico Doolittle (1989) e a pedrada do derradeiro Trompe le Monde (1991) está o aniversariante Bossanova (1990). Longe de ser o álbum mais badalado ou de possuir hits como Here Comes Your Man e Where's My Mind, o álbum merece destaque pela sua ousadia em mergulhar dentro de um conceito bem experimental e alternativo ao que eles vinham fazendo até então.

Suas letras abstratas remetem a ovnis, mulheres alienígenas e histórias fictícias, enquanto a sonoridade trás a maior suavidade da discografia do grupo, tendo muita inspiração na surf music, vestígios de space rock e carregada do contraste entre momentos calmos e pesados durante a mesma música - esta a maior característica do estilo, quase que, patenteado pela banda.

O disco não possui grandes clássicos individuais, mas é uma aula de inovação em seu conceito como um todo.

Com sonoridades aquém de comodismos em tentar repetir a "fórmula do sucesso", Bossanova é um respiro na discografia da banda e um respiro também pra quem quer redescobrir coisas que possam ter  se perdido no tempo.

O que se manteve atemporal foi a importância que o grupo teve no andamento do rock alternativo até os dias de hoje."

(http://infinitesplaylist.blogspot.com.br/2012/08/22-anos-de-bossanova.html)


Disco e capa em excelente estado, impecável.
Edição Brasileira de 1991.
Saindo por R$ 70,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário