terça-feira, 19 de novembro de 2013

Beatles - Magical Mystery Tour (67)



"Logo após o lançamento de Sargent Pepper's, os Beatles entraram em um período confuso. Não existiam mais as pressões de lançar dois álbuns por ano e eles tinham abandonado as apresentações ao vivo. O empresário deles, Brian Epstein, morreu. Paul passou a assumir uma certa liderança do grupo, mas as decisões geravam brigas ou apatia. Com frequência as músicas passam a ser de um único Beatle, com os demais ausentes ou trabalhando apenas como banda de apoio.

O primeiro projeto lançado pós Epstein foi Magical Mystery Tour, um filme de uma hora feito para a TV. A crítica após a exibição na Inglaterra foi tão ruim que o filme não chegou a ser exibido nos EUA. Mesmo os lançamentos em VHS e DVD, posteriores à separação dos Beatles, conseguiram atrair alguma atenção.

Para o filme os Beatles compuseram seis novas músicas. Alguns anos antes, eles certamente gravariam alguns covers ou Paul e John se forçariam a criar mais algumas daquelas composições que são mágicas para todos mas que vinham tão facilmente para eles. Os tempos eram outros, entretanto, e a solução foi criar um formato único de duplo EP (um disco de vinil de sete polegadas, tocado a 45 rpm, com uma a duas músicas de cada lado). O formato EP não era comum fora da Inglaterra, mas já existia uma infame tradição nos EUA de lançar as músicas dos Beatles em coleções diferentes dos álbuns ingleses (aproveitando o fato de que logo cedo os Beatles pararam de incluir nos álbuns ingleses as músicas lançadas em singles). Desta forma Magical Mystery Tour foi lançado nos EUA (e em outros países, como o Brasil) na forma de um LP contendo no lado A as seis músicas do filme e no lado B cinco músicas lançadas anteriormente em singles. Este formato acabou sendo adotado para os CDs.

Vamos às músicas.

"Magical Mystery Tour"

Composta principalmente por Paul, é uma música animada mas não exatamente brilhante.

"The Fool On The Hill"

Composição e grande sucesso de Paul.

"Flying"

Um caso bastante único: uma música instrumental e creditada aos quatro Beatles. John toca Mellotron acompanhado por Paul e George tocando violões (o baixo de Paul foi sobreposto) e Ringo na bateria. Os quatro cantarolam (vozes numa música instrumental?) na parte intermediária. O final da música é feito por laços de fita magnética (como os usados em Tomorrow Never Knows), criados por John e Ringo. A música chegou a ter mais de nove minutos, mas foi reduzida para pouco mais de dois minutos na versão lançada.

Um última curiosidade: esta música acompanha no filme imagens descartadas de 2001 Uma Odisséia no Espaço.

"Blue Jay Way"

Mais um exemplo de como coisas comuns geravam músicas psicodélicas que recebem as interpretações mais estranhas dos fãs. George estava em uma casa em Los Angeles esperando uns amigos que estavam atrasados. Aí ele viu um órgão elétrico no canto da sala...

Vários truques foram usados para criar o ambiente da música, entre os quais flanging e a sobreposição da própria música invertida em alguns pontos.

"Your Mother Should Know"

Uma composição claramente de Paul: uma balada "grudenta" com ares de música antiga. Foi composta especificamente para uma cena de dança do filme.

"I Am The Walrus"

Uma obra prima de John, que a criou juntando a idéia de três músicas que ele estava compondo. John propositalmente fez uma letra sem sentido, ao saber que um professor de sua antiga escola tinha passado como lição para os alunos analisarem letras das músicas dos Beatles.

A música é repleta de sobreposições, particularmente a gravação de um rádio AM no final.

"Hello, Goodbye"

Composição de Paul, ficou no topo das paradas por sete semanas.

"Strawberry Fields Forever"

Esta composição de John foi a primeira gravação para Sgt Pepper's, mas acabou sendo lançada em um single. A gravação foi bastante longa, ocorrendo ao longo de cinco semanas. Ela possui amostras de tudo o que os Beatles tinham aprendido sobre estúdio, como fitas tocadas de trás-para-frente, velocidade variável e instrumentos incomuns (como o mellotron). A música mudou muito durante a gravação, podendo se considerar que existiram três versões diferentes

Uma primeira versão da música foi abandonada após o primeiro dia, apesar de ser considerada magnífica por quem a ouviu. A música toda foi gravada com o gravador mais lento, para soar acelerada quando tocada. Esta primeira versão durava 1'34".

Quatro dias depois começou a gravação de uma segunda versão. Desta vez os vocais de John foram gravados com o gravador mais rápido, ficando mais lenta na mixagem. No dia seguinte foi regravada a base e os vocais (processados com ADT).

Nove dias depois, John decidiu começar mais uma vez do zero, desta vez incorporando outros músicos. Quinze novos takes foram gravados e dois deles mixados para gerar a nova base. No dia seguinte inúmeras sobreposições foram colocadas sobre esta base e alguns dias depois trompetes, celos e dois novos vocais acelerados de John. Parecia que a música estava pronta...

Uma semana depois, John foi conversar com George Martin. Será que dava para juntar o início da segunda versão com o final da terceira? As duas gravações estavam em tons e ritmos diferentes, mas George Martin e Geoff Emerick perceberam que acelerando uma e reduzindo a velocidade da outra dava para encaixar. E é isto que ouvimos desde então.

Quem quiser mudar a sua apreciação desta música deve prestar atenção no tempo. A junção acontece exatamente na marca de 60 segundos.

"Penny Lane"

O par perfeito para Strawberry Fields, Penny Lane é uma composição de Paul também inspirada por memórias da infância. Embora tenha consumido menos tempo de gravação possui também uma quantidade imensa de trucagens e sobreposições. Por exemplo, o som de piano do primeiro dia de gravação é resultado da sobreposição de três gravações - uma "comum", outra através de um amplificador de guitarra com forte reverbação e uma terceira gravada com velocidade reduzida para soar acelerada. Em outras sessões outras trilhas de piano foram adicionadas.

"Baby You're a Rich Man"

Junção de duas composições, uma de John e outra de Paul. Acredita-se que Mick Jagger tenha participado dos backing vocals no final da música.

"All You Need Is Love"

Em 25 de Junho de 1967 ocorreu a primeira transmissão mundial ao vivo, via satélite, de TV. Os Beatles participaram com esta música de John."

(http://dqsoft.blogspot.com.br/2009/11/os-albuns-dos-beatles-magical-mystery.html)

Disco e capa (dupla - sem encarte/livro) em excelente estado.
Edição Brasileira de 1988.
Saindo por R$ 50,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário