quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Triumvirat - Illusions on a Double Dimple (74)



É o segundo álbum conceitual da banda alemã Triumvirat.

"Illusions on a Double Dimple" conta com um staff grandioso, já que temos uma parte da orquestra de Colônia (Alemanha) participando ativamente de toda a obra, onde notamos uma série de instrumentos tais como violinos, violoncelos, sax tenor, trompete e trombone. Além disso, ainda vê-se backing vocals estupendos, também de integrantes da mesma orquestra, um verdadeiro coral.

Vale ressaltar que nesse trabalho, o Triumvirat contou com a força de dois baixistas, o membro fundador Hans Pape (um monstro) e Helmut Köllen que também tocou um violão muito bonito, além do belíssimo vocal. Jürgen Fritz está com uma inspiração fora do comum, tocando divinamente. O piano no prelúdio de "Bad Deal" é uma das coisas mais lindas que já ouvi no rock progressivo, pura magia abrindo as cortinas para uma força arrebatadora com as frases mais empolgantes do álbum:

?Hands off, Mister ten percent!!!
We´ve got a gig tonight! Ha!!
Do you think we´re gonna a pay your rent?
Working for you ` till the end of your life!!!?

Além dessas passagens espetaculares que temos ao longo de toda a obra, um dos aspectos que mais me agradam é a capacidade que a banda tem de mudar de estilo em fração de segundos, de uma quebrada jazzística indo ao mais puro sinfonismo... o leque de variabilidades do grupo é impressionante.

Hans Bathelt demonstra versatilidade, principalmente por fazer parte da composição e letras de diversos segmentos, sem falar que é um baterista de mão cheia, se encaixa mais ou menos com o que Neil Peart seria para o Rush pouco tempo depois.

Afinal, um músico do quilate de Jürgen Fritz, trouxe na bagagem uma formação erudita alemã, instrumentista de habilidade rara.

"Illusions on a Double Dimple" é um trabalho representativo e fundamental não só pela qualidade assoberbada, mais ainda por ser responsável por descortinar o rock germânico, dando-lhe popularidade, pois atingiu no ano de 74 um sucesso de vendas nos EUA, ficando entre os 30 mais vendidos do gênero, marca que nenhum grupo alemão havia alcançado desde então. Nada mais sincero da minha parte do que conceder todos os méritos a essa obra-prima do progressivo germânico."

(http://progbrasil.com.br/ExibeResenhas.php?eID=91)

Disco em ótimo estado.
Capa em bom estado, com envelhecimento natural de uma edição original de 1974 (sem rasgos).
Saindo por R$ 20,00






Nenhum comentário:

Postar um comentário