quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Neil Young - After the Gold Rush (70)



"Logo após o lançamento de Everybody Knows This Is Nowhere, Neil se juntou ao trio Crosby, Stills, & Nash e formou o - agora quarteto - Crosby, Stills, Nash & Young. A história do quarteto, no entanto, ficará para outro dia, tão grande é sua importância.

O quarteto havia causado furor nas paradas, especialmente com a canção "Ohio", que relata o massacre ocorrido na Universidade de Kent State, quando membros da guarda nacional de Ohio, atiraram contra os estudantes, matando 4 e ferido outros 9, no dia 4 de maio de 1970.

A canção acabaria se tornando um símbolo pacifista.

Em meio ao turbilhão, Neil resolveu resolveu entrar novamente em estúdio para gravar seu terceiro disco solo, After the Gold Rush.

Neil atravessava um momento espetacular como compositor e chamou o Crazy Horse para as gravações, além de Stephen Stills.

O notável time de músicos consistia em:

Neil Young – guitar, piano, harmonica, vibes, vocals
Danny Whitten – guitar, vocals
Jack Nitzsche – piano
Billy Talbot – bass
Ralph Molina – drums, vocals
Greg Reeves – bass
Nils Lofgren – guitar, piano, keyboards, vocals
Stephen Stills – vocals

After the Gold Rush cristaliza o estilo tão peculiar do músico, de misturar seu folk e country rock com solos pesados de guitarra, que virou escola e modelo para muitos artistas ao longo dos anos.

As gravações começaram em Los Angeles, apenas com o Crazy Horse, no Sunset Sound Studios, em Los Angeles.

Mas as gravações foram improdutivas, em parte porque o guitarrista Danny Whitten começava a apresentar sérios problemas de saúde decorrente da heroína, que o mataria em 18 de novembro de 1972, com apenas 29 anos. Assim, apenas "I Believe In You" foi finalizada.

Neil acabou voltando para sua casa, em Topanga, e lá nasceu quase que o disco inteiro, ao lado do Crazy Horses e de Nils Lofgren, com apenas 18 anos. O álbum levou quase 1 ano para ser completado, mas o resultado é surpreendente.

Ao ser editado, o disco demorou um pouco para cair nas graças da crítica, mas não do público que adorou o resultado, já que chegou ao oitavo lugar das paradas, com duas canções que se tornaram clássicas: "After the Gold Rush" e "Only Love Can Break Your Heart".

O LP trazia as seguintes faixas:

Lado 1

1. "Tell Me Why" – 2:54
2. "After the Gold Rush" – 3:45
3. "Only Love Can Break Your Heart" – 3:05
4. "Southern Man" – 5:31
5. "Till the Morning Comes" – 1:17

Lado 2

1. "Oh Lonesome Me" (Don Gibson) – 3:47
2. "Don't Let It Bring You Down" – 2:56
3. "Birds" – 2:34
4. "When You Dance I Can Really Love" – 4:05
5. "I Believe in You" – 3:24
6. "Cripple Creek Ferry" – 1:34

E, Neil arranjou uma confusão grande com a canção "Southern Man", denunciando o racismo entre os brancos do sul dos Estados Unidos.

A canção nasceu após uma viagem ao Alabama, em 1969. Neil voltaria ao mesmo na canção "Alabama", contida em Harvest e as duas fizeram com que a banda sulista Lynyrd Skynyrd escrevesse "Sweet Home Alabama", banda que Neil era fã e tinha amizade com o vocalista, Ronnie Van Zant.

O disco, no entanto, marca uma ruptura na vida do cantor. No ano seguinte, o Crosby, Stills, Nash & Young se separa e o Crazy Horse deixa de ser uma banda de apoio e assina um contrato próprio."

(http://www.beatrix.pro.br/mofo/neilyoung02.htm)


Disco e capa (dupla) em ótimo estado.
Importado Holland.
Edição Original 1970.
Saindo por R$ 70,00




Nenhum comentário:

Postar um comentário