domingo, 22 de setembro de 2013

Big Bill Broonzy and Washboard Sam - Blues Anthology Vol. 3



"Gravado em 1953, este terceiro disco da série Blues Anthology apresenta Big Bill Broonzy cantando e tocando guitarra com o mesmo estilo elegante de suas demais gravações e seu meio-irmão Robert Brown, mais conhecido como Washboard Sam, cantando e também tocando sua inseparável washboard.

Para quem não conhece, a washboard é uma tábua de lavar roupas, que era muito utilizada pelas mulheres do campo para lavar a roupa nos rios ou junto a tinas de água. Com alguns pedaços de metal ou dedais presos aos dedos, os músicos criam uma batida interessante e ainda ao arrastar os dedos pela tábua um som semelhante ao do reco-reco, instrumento muito conhecido aqui no Brasil e normalmente utilizado no samba.

Voltando ao disco, Broonzy comanda os vocais apenas nas quatro primeiras faixas. Sam faz os vocais em todas as outras. Contudo, o talento de Sam é destacado na instrumental “Shirt Tail”, onde seu instrumento torna a faixa uma das mais interessantes do álbum. Em todas as faixas o baixista é Ernest “Big” Crawford. Broonzy e Sam ainda contam com o apoio de Lee Cooper na guitarra base em cinco músicas e ainda com a participação em três músicas de um convidado mais do que especial: Memphis Slim. O pianista não canta em nenhuma faixa, mas seu piano deixa uma importante marca no disco, principalmente na rápida “Minding My Own Business”.

Esse álbum além de contar com o talento dos dois músicos principais fica mais interessante ainda quanto percebemos que é uma reunião de extremos. De um lado Big Bill que tem um estilo de guitarra invejável e um canto inteligível, de outro Washboard Sam com seu instrumento rudimentar, mas determinante para o ritmo das composições e um canto mais próximo dos músicos sulistas (Sam nasceu na zona rural do Arkansas), sem muitas regras, em alguns momentos rouco, em outros anasalado, mas com muito sentimento. Um disco sincero e correto."

(http://bluesmasters.blogspot.com.br/2006/12/blues-anthology-volume-3-big-bill.html)

‘Track List’

01- Little City Woman
02- Lonesome
03- Jacqueline
04- Romance Without Finance
05- By Myself
06- Shirt Tail
07- Diggin´ My Potatoes
08- Bright Eyes
09- Minding My Own Business
10- Never, Never
11- Horse Shoe Over My Door
12- I´m a Lonely Man

Capa e disco em excelente estado.
Edição Brasileira de 1987.
Saindo por R$ 35,00




Nenhum comentário:

Postar um comentário