domingo, 18 de agosto de 2013

The Monkees - Headquarters (67)



"Os Monkees, a primeira banda fabricada para um programa de TV, estavam cansados de serem gozados pelos hippies, que os chamavam de marionetes: queriam ser um verdadeiro grupo de rock. Demitiram o supervisor musical Dan Kirshner e assumiram o controle. "Este disco é todo nosso", proclamam na capa, que também lista cuidadosamente todos os instrumentos tocados por eles.

A reinvenção não foi total: os Monkees escreveram sete canções (oito, na verdade: os royalties de "No Time" foram doados a um amigo), e duas são apenas interlúdios. Tommy Boice e Bobby Hart, que escreveram "(Theme From) The Monkees", também contribuíram com três músicas. Mas o toque de gênio de Headquarters é seu equilíbrio: a lacrimosa "For Pete´s Sake" começa numa explosão de pop urgente e não da forma sinuosa própria das bandas hippies. A fantástica "You Just May Be The One", de Mike Nesmith, acende uma vela para o The Who e outra para o country rock, enquanto "Forget that Girl" é a canção mais lindamente sutil do grupo. Há até uma controvérsia: "Randy Scouse Git", de Mickey Dolenz - com seus versos vivos e seus brilhantes refrões gritados e caóticos -, acabou batizada como "Alternate Title" na Inglaterra, porque o nome original foi considerado ofensivo. Lançada como single, chegou ao segundo lugar na parada britânica.

Headquarters vendeu bem e, ao que parece, provou que a banda estava certa. Mas, a essa altura, discussões do tipo "são ou não são" não importavam mais. Autômatos ou autônomos, os Monkees eram um grande grupo com grandes músicas."

(resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer")


Disco e capa em ótimo estado (c/ assinatura na capa).
Edição Brasileira Original de 1967. MONO.
Saindo por R$ 45,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário