domingo, 18 de agosto de 2013

Echo & The Bunnymen - Porcupine (83)



"Porcupine dividiu a crítica e os admiradores. Talvez, levando-sem em conta a gênese conturbada do álbum e o pensamento sensível por trás dele, isso fosse inevitável. O grupo tinha achado muito fácil compor Heaven up Here, de 1981. O terceiro álbum da banda, precedido por um período de bloqueio criativo, foi o oposto.

Porcupine apresentava letras mais autobiográficas do cantor Ian McCulloch que afastaram muitos por serem tão afiadas - inclusive a gravadora WEA, que classificou o disco de pouco comercial. Ainda que pareça estranho, a banda, com exceção do guitarrista Will Sergeant, estava de acordo com a ideia e voltou ao estúdio para utilizar a primeira versão como ponto de partida para uma segunda tentativa.

Essa confusão explica, em parte, o poder de Porcupine. Seu primeiro single "The Back of Love" - música ao mesmo tempo rápida e sonhadora -, destilava perfeitamente s sensações de admiração e estranheza que só o grupo conseguia conjurar: quem mais poderia "partir a espinha do amor" de forma tão festiva?

O violinista indiano Shankar gravou uma introdução de cítara e um refrão para o segundo single "The Cutter", mas isso não agradou a ninguém da banda. O agente Bill Drummond também gravou uma seção de trompetes. Apesar de descontente, a banda acabou admitindo que a música havia melhorado. O público inglês concordou.

Por todas essas razões, nunca foi um álbum fácil de se escutar. O isolacionismo de McCulloch e sua interpretação cada vez mais operística form suavizados pela produção e por sons orientais. Menos acessível e mais torturante quando ouvido pela primeira vez, Porcupine recompensa os ouvintes mais persistentes."

(resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer")


Disco e capa em excelente estado; com encarte.
Edição Brasileira Original de 1983.
Saindo por R$ 30,00




Nenhum comentário:

Postar um comentário