quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Creedence Clearwater Revival - Cosmo´s Factory (70)



"O Creedence Clearwater Revival lançou seis discos fundamentais em apenas dois anos e meio, todos feitos às pressas, sem enfeites - eram somente rock´n roll puro, contagiante e num estilo pop. Cosmo´s Factory foi o quinto, e liderou durante nove semanas consecutivas as paradas dos EUA.

É um trabalho essencialmente Creedence: uma gloriosa depuração de sua mistura diferenciada, inspirada no Sul dos EUA, de swamp boogie e pop primitivo e intenso. A banda escapou dos excessos psicodélicos à base de drogas praticados por muitos de seus pares em São Francisco, para fazer um álbum que inclui os dois lados dos três hits em singles mais recentes do grupo, e versões de músicas popularizadas por Elvis Presley, Roy Orbison e Bo Didley - mais um extenso e maravilhoso jam em "I Heard it Through the Grapevine". No mais, "Travellin´ Band" homenageava Little Richard, enquanto o Vietnã foi a fonte sombria de inspiração de "Who´ll Stop the Rain" e "Run Through the Jungle".

John Fogerty, a voz mais ousada e potente do rock´n Roll, é quem novamente domina o álbum: ele compôs, produziu e cantou, além de tocar guitarra, saxofone e teclados. Mas dentro da banda ferviam ressentimentos. Este disco seria seu último grande sucesso. A foto da capa foi tirada em seu estúdio/depósito/escritório que o grupo apelidou de Cosmo´s Factory. Tom, o irmão de John (que mais tarde deixou a banda pressagiando o seu fim) está deitado, com o pé apoiado num letreiro que diz "Enxuto, limpo e cheio de blues". Uma receita simples para uma música de grandeza duradoura."

(resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer")


Disco em muito bom estado, com um pouco de chiado em algumas faixas - sem riscos.
Capa em bom estado, quebradiça na entrada (vide foto).
Edição Brasileira de 1972.
Saindo por R$ 25,00




Nenhum comentário:

Postar um comentário