segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Cat Stevens - Mona Bone Jakon (70)



"A cena é chocante, de um desespero incômodo. Um carro em velocidade corta a rodovia levando ao volante um jovem esmagado pela dor. Ele não consegue conter as lágrimas e enquanto segue o seu caminho sem destino, ouvimos como música de fundo a balada melancólica Trouble, um dos vários sucessos de Cat Stevens a embalar a trilha do filme Harold and Maude (Ensina-me a viver). O desfecho da cena é surpreendente, surreal, mas não menos lírico.

Um dos primeiros trabalhos do diretor Hal Ashby, rodado em 1971, o filme de humor bizarro protagonizado pela ótima Ruth Gordon não fez assim tanto sucesso, embora se tornasse Cult, com o passar dos anos. Mas ajudou a cristalizar de vez a carreira do bardo inglês Cat Stevens, que tinha canções dos dois primeiros discos de sua segunda fase na fita, os excelentes, Mona bone Jakon (1970) e Tea for the Tillerman.

Filho de pai grego-cipriota e mãe sueca, Stephen Demetre Georgiou ganhou fama internacional por meio da persona artística, Cat Stevens, mas hoje todos nós o conhecemos como Yusuf Islam, seu nome islâmico.

Voz metálica, letras reflexivas, as canções de Cat Stevens são carregadas de melancolia sincera, refletidas em Mona Bone Jakon. Essa tristeza crônica do álbum tinha uma razão de ser, já que o artista passava por um período difícil, após contrair tuberculose em 1969. De molho três meses no hospital King Edward VII, marcado pelo signo da melancolia e da morte, Cat Stevens escreveu várias canções, algumas delas usadas em Mona bone Jakon. Trouble é dessa safra. “Eu olhei nos seus olhos/E pude ver o disfarce da morte/Esperando por mim”, canta.

A simplicidade e beleza sincera da canção foram captadas em toda a sua plenitude numa versão crua do líder do Pearl Jam, Eddie Vedder, que costuma cantá-las em seu show. É o pulo do gato atravessando gerações."

(https://luciointhesky.wordpress.com/tag/mona-bone-jakon-e-tea-for-the-tillerman/)

Disco e capa em muito bom estado.
Edição Brasileira Original de 1970.
Saindo por R$ 15,00




Nenhum comentário:

Postar um comentário