quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Beatles - Rubber Soul (65)



"Em 1964, os americanos que compraram "Meet the Beatles" foram apresentados a quatro rapazes de franja e terninho que não pareciam encarnar de forma alguma o desejo de liberdade. Apenas dois anos depois que os fãs puderam chegar perto de conhecer os verdadeiros Beatles - estrelas do pop cheias de imaginação. E só mais tarde a banda - particularmente Lennon - iria desnudar sua alma. Mas Rubber Soul já valia a pena.

O álbum injeta mística no mundo dos Beatles. A capa psicodélica - a foto, feita por uma lente grande-angular, dá ao grupo, muito sério, um ar ligadão - nem traz o nome da banda (era a primeira vez que isso acontecia nos Estados unidos).

Das letras obscuras, a melhor é a de "Nowergian Wood (This Bird Has Flown)", de Lennon - que, como "I´m Looking Through You", de McCartney, faz alusão à sua turbulenta vida pessoal. "Nowhere Man", porém, descarta totalmente o romance - coisa rara para o grupo até então.

A sentimental "Michelle" compensa em beleza o que não tem em profundidade, enquanto "Girl" é enganosamente simples (bem mais sofisticada do que "Just Like a Woman" de Bob Dylan, segundo o crítico Greil Marcus).

Musicalmente, Rubber Soul é um passo à frente. Os elementos-chave do disco incluem a cítara e, em "Think for Yourself", o baixo distorcido - como "The Word", é um rock sem data de validade.

A maior ofensa ao reinado dos Beatles não é "Ob-La-Di, Ob-La-Da". É o fato de Rubber Soul ser tão subestimado. O álbum não contém hits, mas seria um destaque na discografia de qualquer banda menor."

(Resenha extraída do livro "Os 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer)

Disco em ótimo estado (apesar dos sinais de uso, não possui riscos - com algum chiado ocasional... som ótimo - Mono).
Capa (sanduíche) em ótimo estado.
Edição Brasileira de 1966.
Saindo por R$ 40,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário