quinta-feira, 4 de julho de 2013

Santana - Abraxas (70)



"No verão de 1970, Carlos Santana, aos 27 anos, já acumulava vários discos de platina por um álbum no qual incluiu dois singles que entraram para o Top 40; fez uma performance inesquecível diante de metade do mundo em Woodstock e ganhou uma crescente legião de fãs. Até hoje, quem faz sucesso na estreia é encorajado a continuar gravando aquilo que funcionou da primeira vez. Mas Santana aderiu ao freak rock de São Francisco, onde os artistas garimpavam sua imaginação e transformavam tudo o que descobriam em rock´n roll.

Santana elaborou um segundo disco que viajava para além do rock, até o jazz e a salsa, no ritmo de um coração latino. Apesar de serem a face visível da banda, Carlos e sua guitarra impecável eram meros componentes de uma engrenagem extremamente talentosa, e em "Abraxas" cada integrante do grupo marcou presença. Gregg Rolie foi o responsável pelo órgão sedutor que transformou "Black Magic Woman" e "Oye Como Va" em clássicos instantâneos do rádio, e também compôs os rocks mais pesados "Mother´s Daughter" e "Hope You´re Feeling Better", em que os riffs típicos de Carlos pairam acima da música. O baixista Dave Brown e o baterista Mike Shrieve assentaram, neste álbum, as bases do que seria uma das melhores e mais afiadas seções rítmicas da história da música, e pavimentaram caminho para os exuberantes címbalos e congas de Mike Carabello e Jose Areas.

No lançamento de "Abraxas", a Rolling Stone afirmou que Santana "pode fazer pela música latina o que Chuck Berry fez pelo Blues". Quando o álbum chegou ao primeiro lugar nas paradas, trazendo as batidas mais firmes que o establishment do rock já tinha ouvido, o prognóstico da revista pareceu até modesto."

(Resenha extraída do livro "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer")

Disco e capa em ótimo estado.
Edição Brasileira de 80´s.
Saindo por R$ 20,00

Um comentário: