segunda-feira, 8 de julho de 2013

Gal Costa - Legal (70)



"Se o ano anterior trouxera doze meses de suspense, 1970 começou para os tropicalistas de modo brando. Gal Costa passara o Ano Novo em Londres, junto a Caetano, Gil, Dedé e Sandra Gadelha, Jorge Mautner, Rogério Sganzerla, Helena Ignez e mais a turma da pesada. Eles até participaram de uma jam session no palco do festival da Ilha de Wight, onde Gal assistira, acampada, uma apresentação de Jimi Hendrix. O escritor Antônio Bivar, também integrado ao grupo, conta detalhes divertidos desse período, em seu livro Verdes Vales do Fim do Mundo.

Mais calma, cabelos repartidos ao meio, muitas compras na Carnaby Street e postura relax, Gal repensara na Inglaterra a sua carreira. Já não partiria mais para o radicalismo do último disco e optaria por um trabalho que permitisse revelar as muitas possibilidades de sua voz. Do canto recôndito ao grito, do rock ao baião, do blues à bossa, do lixo ao luxo. Tropicalista, com toda razão.

Logo ao voltar, lança um compacto com London, London, de Caetano Veloso, e Minimistério, de Gilberto Gil. A primeira canção vira hit instantâneo, em primeiro lugar de execução nas rádios. E quase ao final do segundo semestre sai o LP Legal, com capa de Hélio Oiticica. O disco era resultado do show Deixa Sangrar, estreado meses antes no Teatro Opinião, zona sul carioca. Gal surgia acompanhada do grupo Som Imaginário e do percussionista Naná Vasconcellos. O espetáculo se encerrava com o frevo Deixa Sangrar, de Caetano, composto em Londres como paródia ao título do álbum Let it Bleed dos Rolling Stones.

Ainda do mesmo show, a Philips extrai outro sucesso: Você Não Entende Nada, lançado em compacto e depois incluído às pressas nas prensagens seguintes do Legal. 1970: ano em que Gal Costa emplacou dois enormes sucessos, pulverizando seu nome por todos espaços da imprensa."

(http://www.galcosta.com.br/sec_biografia.php?id=9)


Disco e capa em excelente estado.
Edição de 1982.
Saindo por R$ 35,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário